logo

Telefone: (11) 3024-9500

Neste fim de semana, São Roque terá Festival de Monção inspirado em tradição portuguesa | Qual Viagem Logo

imagem_release_1675552

Neste fim de semana, São Roque terá Festival de Monção inspirado em tradição portuguesa

18 de abril de 2019

Em busca de, cada vez mais, celebrar as origens portuguesas da família, a Vila Don Patto, em São Roque, realiza, nos dias 20 e 21 de abril, o Festival de Monção. Pratos típicos, vinhos, artesanato e música fazem parte da ocasião, cuja inspiração é a Feira da Foda, criada na cidade de Monção, em Portugal, e que conta com edição anual.

Segundo relatos, o nome ousado do festejo português teve origem há muitos anos, quando os habitantes de um vilarejo não tinham rebanhos e iam a feiras para adquirir animais. Para que o gado parecesse bem tratado, os criadores colocavam sal no alimento, o que obrigava os ‘bichinhos’ a beberem mais água, aparentando serem mais gordos.

Ao abater o animal, os compradores descobriam a façanha e exclamavam ‘que grande foda!’. A partir de então, os cordeiros, passaram a ser nomeados de “foda” e, em Monção, o tradicional Cordeiro à Moda de Monção – cordeiro assado em recipiente de barro no forno à lenha – é popularmente chamado de Foda à Monção.

Na versão brasileira, idealizada pela Vila Don Patto, além de experimentar o tradicional Cordeiro à Moda de Monção, os visitantes poderão saborear outras iguarias, tais como bolinho de bacalhau, bolinho de alheira e pastel de natas. Os amantes do vinho poderão levar para casa taça personalizada do evento.

O festejo será realizado na La Piazza Don Patto, espaço destinado aos artesãos locais e que foi recém-inaugurado, onde os quitutes e bebidas estarão disponíveis em barracas sob uma tenda. A compra das comidas deverá ser feita com tíquetes, cuja venda será feita durante todo o evento.

Serviço

Data: 20 e 21 de abril de 2019

Horário: no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 18h

Local: Vila Don Patto – Estrada do Vinho, KM 2,5 – Bairro Sorocamirim – São Roque – SP

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto: Divulgação

Comentários