logo

Telefone: (11) 3024-9500

Natureza preservada e praias paradisíacas na Ilha do Mel Logo

Ilha-do-Mel

Natureza preservada e praias paradisíacas na Ilha do Mel

18 de novembro de 2015

Ligada ao município de Paranaguá, a Ilha do Mel é um dos locais com natureza mais rica no estado do Paraná. Com 2700 hectares, apenas 200 destes possuem permissão de uso – o restante é preservado e foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1975. Sua oferta turística é dividida em cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília, Farol das Conchas, Praia Grande e Encantadas. Neles, há pousadas e restaurantes.

Fortaleza_Nossa_Senhora_dos_Prazeres_Ilha_do_Mel_Paranaguá

Cerca de 95% da área da ilha é determinada Estação Ecológica. O objetivo é preservar a natureza, reconstruir manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais, além das praias, os costões rochosos e a mata atlântica que é bastante viva no local.

Ilha_do_Mel_Paranaguá_Paraná_Brasil

A ilha não possui ruas asfaltadas ou estradas, apenas trilhas. Para chegar até ela é necessário o uso de barcos, que saem de Pontal Sul e Paranaguá e levam entre 30 minutos e 1h 45 para chegar à ilha. O principal atrativo turístico é a natureza. A Gruta das Encantadas, por exemplo, possui um morro de rocha do tipo migmatito e é dividida por uma pedra negra chamada diabásio.

Praia_Grande_-_Ilha_do_Mel

Além disso, há também a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o único monumento militar do século XVIII no Paraná. Dom José I ordenou a construção desta fortaleza com o objetivo de proteger a baía. Hoje, o local é um museu onde é possível apreciar objetos de várias finalidades utilizados na época e os canhões que fora apontados para a entrada do canal em 1850, durante o Combate Cormorant, ainda estão intactos.

1024px-Forte_Ilha_do_Mel

Outro lugar indispensável para quem visita a Ilha do Mel é o Farol das Conchas, um dos principais cartões postais do destino. E não é à toa! Construído em 1872, o local proporciona uma vista deslumbrante da ilha e, visto de fora, sua beleza contrasta com as rochas e o tom esverdeado da vegetação do morro.

Ilha-do-Mel-Parana

Para quem planeja visitar a Ilha do Mel é importante ficar atento à quantidade de pessoas que já estão na ilha, pois o acesso é limitado, apenas cinco mil turistas podem entrar. Os terminais de embarque em Pontal do Sul e Paranaguá controlam o fluxo e têm informações atualizadas para tirar dúvidas.

ilha do mel encantada commons

Como chegar:

Partindo de Pontal do Sul, a balsa até a Ilha do Mel tem saída de meia em meia hora, mas apenas de segunda a quinta-feira. O telefone do porto é (41) 3455-2616.

Quem vai de Paranaguá tem opções de balsa de segunda a domingo. A empresa responsável é a Abaline, para mais informações sobre o transfer, acesse: abaline.com.br.

Onde ficar:

Pousada Coração da Ilha – pousadacoracaodailha.com.br

Grajagan Surf Resort – grajagan.com.br

Pousada Caraguatá – caraguata-ilhadomel.com.br

Texto por: Andressa Volpini

Fotos: Commons Wikipidea

Comentários