logo

Telefone: (11) 3024-9500

Natal, a cidade do sol! | Qual Viagem Logo

natal buggy

Natal, a cidade do sol!

29 de março de 2018

Nordeste é uma das regiões mais visitadas por turistas brasileiros e não é à toa que leva a fama da região mais queridinha do Brasil. Cada estado apresenta uma cultura rica e diversa, gastronomia impecável, praias paradisíacas, além de tantas outras belezas naturais. Rio Grande do Norte já fez seu nome no meio turístico do nordeste e é um daqueles lugares que já fui mais de uma vez e sempre terei vontade de voltar. A capital, Natal, oferece uma série de programas interessantes, tanto do ponto de vista praiano quanto do noturno. E o melhor, está localizada a poucos quilômetros de paraísos que ficam tanto ao sul quanto ao norte do estado. Quem acompanha o Leve na Viagem, deve ter visto uma road trip que fiz sozinha pelo litoral norte, explorando lugares quase que inacreditáveis como São Miguel do GostosoTao Paradise e Maracajaú. Dessa vez, vou levar vocês para conhecerem alguns paraísos em um fim de semana em Natal.

Ao contrário do que a maioria pensa, a capital do RN não encanta apenas por suas praias de água esverdeada. Uma ida até lá garante, também, um contexto histórico como o Forte dos Reis Magos, construção importante na história colonial; o centro de artesanato da cidade; belos teatros (como o Alberto Maranhão) e museus, como o famoso Câmara Cascudo.

Minha última ida à Natal foi a convite do Holiday Inn Natal, para conhecer a instalações do hotel (que, diga-se de passagem, são incríveis), as famosas dunas de Genipabu e fazer um bate e volta na linda e querida Pipa, ao sul do estado. Claro que voltei mais maravilhada do que já era e, definitivamente, preciso compartilhar as lindezas daquele lugar.

fim de semana em natal arena das dunas

Para você que pensa em conhecer essa cidade ou tem algum compromisso por lá e pode estender por 2 dias sua estadia, veja o que estará te aguardando!

fim de semana em natal

Fim de semana em Natal: o que você precisa saber antes de ir

Primeiro: onde se hospedar na cidade. Como disse, minha estadia foi no Holiday Inn Natal ao lado do Estádio Arena das Dunas, o maior e mais novo da cidade. Infraestrtutura excelente, quartos amplos e confortáveis e café da manhã delicioso. Piscina, academia e localizado a 10 minutos de carro das principais atrações da cidade. Sem falar no pôr do sol dali, que é fenomenal.

fim de semana em natal

fim de semana em natal

Segundo: como você fará seus passeios? Se for por conta própria, é preciso alugar um carro. Se for por agência, eu indico o pessoal da Luck Receptivo, que faz o transfer do aeroporto até o hotel e também os passeios pelas redondezas. Se optarem pela empresa, vejam se conseguem o guia Kleber (telefone 84 987257875), que fez da minha viagem uma diversão com sua simpatia e profissionalismo. 😉

O que fazer em 2 dias

Dia 1 – Parque da Dunas, Passeio de Buggy e Passeio de barco para o pôr do sol em Ponta Negra

fim de semana em natal luisa galiza

Surpreendentemente, descobri que Natal tem o Parque das Dunas, o segundo maior parque urbano do Brasil, quase no centro da cidade. Perde apenas para o Parque da Tijuca, no Rio de Janeiro. E ele é a cara do Leve na Viagem, aquele lugar regado à natureza, com espaço para atividade física ao ar livre e 3 trilhas abertas ao público: a de Peroba, Perobinha e Ubaia Doce.

fim de semana em natal

A trilha da Peroba começa no Bosque dos Namorados e vai até o mirante do parque. Ida e volta tem extensão de 2.400m e pode ser feita em 1h quando o ritmo é rápido, ou 1h30 em ritmo mais lento. A idade mínima para a trilha é de 10 anos.

A trilha Ubaia-Doce é a maior do parque e também tem inicio no Bosque dos Namorados. Ida e volta dura cerca de 2h, pois a extensão é de 4.400m. A idade mínima para essa trilha é de 18 anos.

Já a trilha da Perobinha é mais curta e de fácil acesso, com apenas 800m de extensão; ela é um atalho da trilha Peroba. A idade mínima é de 6 anos.

Para fazer as trilhas é preciso o agendamento prévio e ir de tênis. Recomendo que leve água, boné e claro, sua máquina fotográfica. Para agendamento, envie um email para o p[email protected] ou fale pelos telefones: 55 84 3201 3985/ 32014440.

O parque foi criado em 1977 como a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte. É reconhecido pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, e é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil. Sua preservação é essencial, pois influencia diretamente na qualidade de vida da população natalense, e corrobora tanto na recarga do lençol freático, quanto na purificação do ar da cidade.

fim de semana em natal luisa galiza

Como eu só tinha um fim de semana em Natal, saí direto do Parque Estadual das Dunas para as lindas e quentes dunas de Genipabu. É muita beleza natural a poucos quilômetros de uma cidade de cerca de 900.000 habitantes. O visual da capital ao longe e da Ponte Newton Navarro é de tirar o fôlego. Só não tira mais o fôlego do que os passeios de buggy com emoção, para quem quer, de fato, sentir a adrenalina solta. Para os mais comedidos, o passeio pode ser feito também tranquilamente, sem arrancar o coração como faz com os aventureiros. É claro que eu fiz o passeio com muita emoção, mas recomendo que escolha um bom bugueiro para garantir segurança. Fiz com o Dimas (84 998319070), da Luck Receptivo, que tem “apenas” 25 anos de experiência no local. Simpático, descontraído e super responsável, me passou toda a segurança necessária para ir (aos berros, mas no bom sentido, rsrs) pelas dunas de Genipabu.

fim de semana em natal dunas de ganipapu

fim de semana em natal areia

O passeio começa nas dunas móveis, com uma areia branca e fina que complementa a paisagem praiana da cidade. Passando pela dunas fixas, segue rumo à travessia do Rio Ceará Mirim, para chegar até a Lagoa Pitangui. Depois de tanta areia no corpo e sol de rachar, ter um momento na lagoa é mesmo espetacular. Há opções de alguns bares na beira da lagoa, skibunda, caiaque e stand up.

fim de semana em natal pitangui

fim de semana em natal  fim de semana em natal lagoa de pitangui

Na volta a parada é para um belo almoço de frutos do mar, à beira da praia, no Restaurante O Pescador. Cerveja gelada, chuveiro de água doce e comida fresquinha!

fim de semana em natal restaurante o pescador

De barriga cheia, segui para a praia de Ponta Negra para assisitr ao pô do sol. Como no nordeste o dia escurece cedo, é bom já estar na praia no máximoàs 16h.  Lá fiz o passeio de barco com o pessoal do Jangalancha e vi um cenário de filme. O entardecer na praia de Ponta Negra é de arrancar suspiros, definitivamente!

fim de semana em natal ponta negra

fim de semana em natal por do sol ponta negra

fim de semana em natal

 Dia 2 – Bate volta em Pipa, litoral sul de Natal

O guia Kleber me levou até Pipa pela costa litorânea e pôde me mostrar algumas das praias lindas do litoral sul de Natal. O percursso, que na BR 101 demoraria cerca de 1h20 para ser percorrida, demorou quase 1 hora a mais, mas foi por uma belíssima causa! Passamos pela Feira de Pium, com várias frutas locais (amooo feiras!):

fim de semana em natal feira

fim de semana em natal feira de pium natal

fim de semana em natal feira de pium

Passamos pela praia de CotoveloPirangi, onde tem o maior cajueiro do mundo, BúziosBarra de Tabatinga e Nísia Floresta, onde está a árvore de Baobá mais famosa do Brasil. Um visual mais incrível que o outro e fotos sem fim, ainda mais quando viajo com Tiago Machado, que agrega imagens incríveis com sua máquina. :)

fim de semana em natal   fim de semana em natal    fim de semana em natal tabatinga

fim de semana em natal litoral sul   fim de semana em natal maior árvore brasil

Chegando em Pipa, já descemos as escadas da Praia do Madeiro, também conhecida como Praia dos Golfinhos, que está no município de Tibau do Sul. Lá foi onde tive minha primeira experiência em nadar com golfinhos, aos 14 anos de idade. Lembro como se fosse hoje daquele momento especial…

fim de semana em natal praia do madeiro

Há várias barraquinhas na beira da areia, mas se você como eu, prefere lugares mais reservados, é só caminhar para a esquerda da praia e achar seu lugar ao sol. Definitivamente essa praia é uma dádiva da natureza…. Extensa, com falésias ao fundo, mata verde preservada e água morninha que só o nordeste tem!

fim de semana em natal ´praia do madeiro

Já que está ali, é claro que não vai deixar de conhecer o centrinho de Pipa. Vale uma voltinha rápida pela cidade, que esbanja charme nas ruelas de lojinhas coloridas e alternativas. Muito artesanato, prata, bares e restaurantes. Se tiver tempo e disponibilidade, eu recomendo que passe uns dias por ali, é para se desligar da cidade grande e viver uma fantasia.

Como minha passagem por Pipa era de bate e volta, segui para a Praia do Amor, também com um visual estarrecedor. Descendo as escadas até a areia, a vista da areia alanjada e da mata que resguarda o lugar é incrível. Ali, em cima das falésias, está o Restaurante Amô, lugar ideal para se comer bem, em um cantinho super agradável e com vista para o mar. :)

fim de semana em natal restaurante amô

fim de semana em natal

Infelizmente, depois de comer delícias do mar no Amô, chegou a hora da partida. Estrada de volta à Natal, banho no Holiday Inn Natal e avião de volta pra Brasília.

Fim de semana em Natal corrido e intenso, mas lindo lindo lindo. Só confirmando, mais uma vez, o quanto o Rio Grande do Norte merece a minha e a sua visita!

😉

fim de semana em natal

Todas as fotos são de autoria do meu amigo e fotógrafo Tiago Machado @tmcfotografia

Luisa Galiza

Luisa Galiza

Colunista em Leve na Viagem
Apaixonada por viagens, fotografia e natureza, além de especialista em Gestão Cultural e adepta de uma alimentação saudável, criou o Blog Leve na Viagem para inspirar, dar dicas de roteiros e compartilhar bem-estar pelo mundo.

Instagram: @levenaviagem
www.levenaviagem.com.br
Luisa Galiza

Comentários