logo

Telefone: (11) 3024-9500

Na Turquia, Éfeso é destino certo para quem gosta de arqueologia | Qual Viagem Logo

Ephesus, Turkey – August 11, 2013. Ruins of the Library of Celsus in Ephesus - the third largest library in the ancient world, with people.

Na Turquia, Éfeso é destino certo para quem gosta de arqueologia

1 de fevereiro de 2017

O sítio arqueológico de Éfeso é considerado o mais importante da Turquia e guarda ruínas de incríveis construções da antiguidade. Localizada nos arredores de Selçuk, cidade banhada pelo Mar Egeu a 550 km de Istambul, foi um próspero porto greco-romano. Na época dos romanos, era a segunda maior cidade do Império, atrás apenas de Roma, e chegou a abrigar cerca de 400 mil pessoas.

Ephesus  was an ancient Greek city on the coast of Ionia, three kilometres southwest of present-day Selçuk in İzmir Province, Turkey.

Foto por iStock / zmyasa

A cidade foi quase toda destruída depois de um terremoto no século VII – nesse período já fazia parte do Império Bizantino. Apesar disso, sua relevância histórica atravessou centenas de anos. Hoje, Éfeso é Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO e um grande ponto turístico da Turquia. O local também se manteve bem preservado através de processos de restauração.

The Library of Celsus at the ancient city of Ephesus in southwest Turkey.

Foto por iStock / ca2hill

Éfeso é muito conhecido por abrigar o pouco que sobrou do grandioso Templo de Artemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Considerado o mais impressionante dos templos greco-romanos, ali se encontra apenas uma coluna da antiga construção. Ao entrar em Éfeso, caminhe pelas ruas ladeadas por colunas de mármore e tente imaginar como era a vida por lá.

istock-547243900

Foto por iStock / cagdasdemir

Além do Templo de Artemis, as duas construções mais famosas são a Biblioteca de Celso, que ainda sustenta parte de sua fachada, e o Grande Teatro, que tinha capacidade para 25 mil pessoas. O sítio arqueológico fica a três quilômetros do centro de Selçuk. Na entrada, há um estacionamento e algumas lanchonetes.

Muitos turistas aproveitam a viagem para conhecer outro local na região. A alguns quilômetros das ruínas de Éfeso, fica a Casa de Maria, que acreditam ter sido a última residência da Virgem Maria. É uma casa simples de pedra que emociona os cristãos que a visitam.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / AlizadaStudios

Comentários