logo

Telefone: (11) 3024-9500

Museu dedicado a Salvador Dalí é ótima atração em St. Pete, Flórida | Qual Viagem Logo

st-petersburg-dali-museum-exterior-day-lpostorinos-conflicted-copy-2015-11-03

Museu dedicado a Salvador Dalí é ótima atração em St. Pete, Flórida

24 de fevereiro de 2017

O destino de St. Pete/Clearwater, localizado em uma península entre a Baía de Tampa e o Golfo do México, na Flórida, guarda algumas das melhores praias dos Estados Unidos. Mas há muito mais o que ver e fazer no destino, como uma boa oferta de atrações culturais na cidade de St. Petersburg, mais conhecida apenas como St. Pete.

img_2744

Foto por Patrícia Chemin

A área de Downtown St. Pete reúne uma vibrante vida urbana, com lojas, restaurantes e museus. O principal deles é o Dalí Museum, todo dedicado às obras de Salvador Dalí, o maior nome do movimento surrealista. Num primeiro momento, pode parecer inusitado que em pleno litoral da Flórida exista um museu que guarda a maior coleção de quadros do Dalí fora da Europa. Mas, com certeza, é uma atração imperdível para quem visita a cidade.

img_2734

Foto por Patrícia Chemin

A viagem a esse mundo dos sonhos e da imaginação já começa do lado de fora, onde o visitante se depara com um prédio de arquitetura primorosa à beira-mar, com painéis de vidro instalados em formas curvas, além de alguns outros detalhes, como um banco de jardim que remete aos relógios da famosa obra “A Persistência da Memória”. Na parte de dentro, a peça central é uma escada branca em espiral, que leva os visitantes às galerias.

img_2717

Foto por Patrícia Chemin

Com uma coleção de mais de 2.000 obras entre quadros, desenhos, fotos, esculturas e manuscritos, o museu exibe trabalhos de toda a carreira de Dalí, das famosas obras surrealistas aos seus primeiros quadros de paisagens e natureza morta. É surpreendente ver de perto todas essas facetas do artista e admirar quadros enormes que ocupam quase toda a extensão do pé-direito das galerias. Também é normal que os visitantes se percam em pensamentos ao tentar interpretar as mensagens subliminares de suas pinturas.

img_2750

Foto por Patrícia Chemin

Das 18 maiores obras que Dalí fez, oito delas estão no Dalí Museum de St. Pete, incluindo “A Desintegração da Persistência da Memória”, “O Toureiro Alucinógeno” e “A Descoberta da América por Cristóvão Colombo”. Se quiser saber mais sobre a história de Dalí e de cada obra e seus significados subliminares, são fornecidos audioguias gratuitamente.

img_2746

Foto por Patrícia Chemin

Uma atração imperdível dentro do museu é a experiência de realidade virtual “Dreams of Dalí”, uma combinação incrível entre arte e tecnologia. Ao colocar os óculos de realidade virtual, combinados com fones, você entra em um dos quadros de Dalí, o “Reminiscência Arqueológica do ‘Angelus’ de Millet” (1935), e é convidado a explorá-lo. Junto com sons que remetem à pintura, a sensação é a de entrar em um dos sonhos surrealistas do artista – uma experiência totalmente imersiva em 360°.

img_2752

Foto por Patrícia Chemin

No museu, há ainda exibições temporárias de outros artistas. Atualmente, os visitantes podem conferir uma exposição dedicada à Frida Kahlo até o dia 17 de abril de 2017. O jardim do museu também ganhou esculturas e plantas em homenagem aos jardins que a própria Frida cultivava em sua casa.

img_2712

Foto por Patrícia Chemin

No térreo, há um café, um espaço de eventos e, é claro, uma loja de souvenires repleta de produtos inspirados nas obras de Dalí. Você vai querer levar tudo para casa. Dica: depois das 17h às quintas-feiras, todos os ingressos para o museu ficam mais baratos.

Mais informações em: thedali.org

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Visit Florida, em parceria com o Visit St. Petersburg/Clearwater, e com a proteção do seguro-viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Foto destaque por: Dana Hoff / Divulgação / Visit St. Petersburg/Clearwater

Comentários