logo

Telefone: (11) 3024-9500

Mountain Lodges of Peru promove aventuras sustentáveis | Qual Viagem Logo

unnamed

Mountain Lodges of Peru promove aventuras sustentáveis

1 de novembro de 2017

Roteiros para Machu Picchu por trilhas longe dos turistas, pernoites em refinados lodges de montanha localizados em vilarejos tradicionais, imersão cultural na rotina do povo andino. É com esta fórmula que a grife Mountain Lodges of Peru se tornou referência mundial em turismo de experiência e conquistou reconhecimento mundo afora.

O Mountain Lodges é um empreendimento familiar criado há 11 anos na região de Cusco e do Vale Sagrado dos Incas que se mantém fiel à proposta pioneira de turismo com responsabilidade socioambiental. Ainda que a filosofia de promover viagens transformadoras e de impacto positivo seja praticada há tanto tempo, só recentemente a indústria do turismo reconheceu que esta é a uma das soluções para minimizar os problemas causados pelas excursões de massa.

Foto por Divulgação / Mountain Lodges of Peru

Foto por Divulgação / Mountain Lodges of Peru

Os protestos contra turistas em Veneza, Barcelona e outras cidades europeias, que causaram polêmica durante o verão de 2017 no hemisfério norte, trouxeram à tona a ameaça do turismo predatório, o “overtourism”. Moradores de destinos que têm sofrido o impacto das massas de visitantes têm reclamado que a superlotação inflaciona os preços, polui os lugares e destrói justamente as qualidades que tornavam estes lugares autênticos e atraentes.

Para que as viagens continuem sendo uma atividade de integração entre os povos, e não de ruptura, empresários do setor tem discutido quais são os caminhos para reverter esta ameaça. “Em um país como o Peru, há atrativos naturalmente atraentes que não podem ser ignorados nesta discussão, como Machu Picchu – que é um lugar maravilhoso, apesar da superlotação”, diz Enrique Umbert, cofundador e diretor do Mountain Lodges of Peru. “Por isso nossos roteiros que levam a Machu Picchu seguem por caminhos únicos, exclusivos e por estradas pouco visitadas”, continua Umbert, em depoimento ao site Adventure Travel News.

Foto por Divulgação / Mountain Lodges of Peru

Foto por Divulgação / Mountain Lodges of Peru

Realizadas sempre com grupos pequenos, as duas rotas exclusivas do Mountain Lodges of Peru se tornaram o jeito mais autêntico, aconchegante e refinado de explorar a região de Machu Picchu e os vales incas peruanos. A Trilha de Salkantay é um roteiro clássico de sete dias de trekking. Já a Rota de Lares e Vale Sagrado é uma aventura mais light que pode ser realizada em cinco ou sete dias e alterna caminhadas com imersões culturais em visitas a comunidades típicas.

A hospedagem nos roteiros do Mountain Lodges of Peru acontece em sete lodges superconfortáveis com no máximo oito quartos e localizados em povoados remotos. Comprometida com a responsabilidade social e ambiental, o MLP apoia a Yanapana Peru, associação civil sem fins lucrativos dedicada a promover a qualidade de vida por meio do desenvolvimento sustentável nos altiplanos andinos. O lodge de Huacahuasi foi erguido pelo Mountain Lodges em uma terra de posse da comunidade de mesmo nome, com funcionários locais que se vestem com trajes tradicionais. Parte do lucro dos lodges é destinada aos povoados em que estão localizados. “Esta é mais uma de nossas iniciativas para trabalhar por um turismo responsável”, diz Umbert.

Sobre os roteiros do Mountain Lodges of Peru

A Rota de Lares e Vale Sagrado é um roteiro customizado que pode ser realizado em cinco ou sete dias. Misto de aventura light com um olhar intimista sobre as remotas aldeias andinas, é ideal para famílias e pessoas que não fazem questão de esforço físico intenso. Os viajantes cruzam montanhas, rios e vilarejos no conforto de minivans – e escolhem em quais pontos querem caminhar, pedalar ou simplesmente visitar uma comunidade de camponesas artesãs ou de criadores de lhamas e alpacas. Todos os dias terminam em lodges aconchegantes onde os hóspedes contam com chuveiro quente, refeições gourmet, vinhos, roupa de cama com penas de ganso, jacuzzis ao ar livre e serviço personalizado do staff selecionado na própria comunidade.

Foto por Divulgação / Mountain Lodges of Peru

Foto por Divulgação / Mountain Lodges of Peru

Já a Trilha de Salkantay se tornou um clássico por encantar especialmente os amantes do trekking. Ao longo de sete dias, caminha-se de três a sete horas por dia atingindo altitudes de até 4.600 metros e longe dos muitos turistas da Trilha Inca clássica – nesta última é obrigatório acampar. Na Trilha de Salkantay cruza-se nada menos que nove biozonas passando pelo pico de Salkantay, pelo Glaciar Humantay e por florestas preservadas. Cada dia também termina em grande estilo, com comida de primeira linha e banho quente em hotéis refinados e repletos de conforto.

Mais informações em: mountainlodgesofperu.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Mountain Lodges of Peru

Comentários