logo

Telefone: (11) 3024-9500

Mostar: história e misturas culturais na Bósnia e Herzegovina | Qual Viagem Logo

Town of Mostar and Stari Most at sunset, Bosnia and Hercegovina

Mostar: história e misturas culturais na Bósnia e Herzegovina

28 de agosto de 2017

Se você busca lugares diferentes para visitar no Leste Europeu, a Bósnia e Herzegovina pode ser uma boa opção. O país, que ainda exibe algumas cicatrizes de guerras e conflitos recentes, começa a ressurgir no turismo mundial. E é a cidade de Mostar que aparece como o destino imperdível.

Foto por iStock / TPopova

Foto por iStock / TPopova

Além de contar com uma rica história, Mostar tem a vantagem de estar bem próxima à agora tão popular Croácia – fica a apenas 130 km de Dubrovnik e a 145 km de Split, sendo então perfeita para um bate-volta para quem está curtindo o litoral da Dalmácia. Seu centro histórico e a Stari Most (ou “Ponte Velha”) são tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Foto por iStock / GregSullavan

Foto por iStock / GregSullavan

Feita em pedra e em formato de arco sobre o Rio Neretva, a Stari Most foi erguida em 1459 e sempre foi o ponto central de Mostar, dando origem ao próprio nome da cidade. Porém, com os conflitos da década de 1990 nos Bálcãs, a ponte e parte da região em torno dela foram destruídas. Em 2004, graças a um esforço internacional promovido pela UNESCO, toda essa área foi reconstruída.

A reabertura da ponte foi um sinal de esperança e reconciliação na cidade, que, por pelo menos quatro séculos, foi símbolo de convivência pacífica entre católicos, muçulmanos, cristãos ortodoxos e judeus. Ainda é possível encontrar por lá, lado a lado, igrejas, mesquitas e sinagogas.

Foto por iStock / Michael Paschos

Foto por iStock / Michael Paschos

No entorno da Stari Most você encontrará as atrações mais turísticas e também o mais belo cenário da cidade. A leste do rio, siga pela Kujundžiluk, uma rua estreita calçada de pedras que abriga várias lojinhas no estilo de um bazar turco, vendendo todo o tipo de artesanatos e outros produtos. Já do outro lado do Neretva, há dezenas de restaurantes e cafés, geralmente de comida típica local a preços bem acessíveis.

Foto por iStock / Michael Paschos

Foto por iStock / Michael Paschos

É durante o dia que Mostar recebe mais turistas – por isso, se quiser curtir a cidade num ambiente mais tranquilo, passe a noite lá. Evite visitá-la durante o inverno, quando muitos estabelecimentos não funcionam.

Como chegar

Pela Turkish, há voos (com uma escala em Istambul) entre São Paulo e Sarajevo, capital da Bósnia, que fica a 130 km de Mostar. Ou então pegue um voo, também com pelo menos uma escala, para Dubrovnik ou Split e, da Croácia, siga de carro ou ônibus até Mostar.

Onde ficar

Hotel-Restaurant Kriva Cuprija

Eden Villa

Hotel Pellegrino

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Donyanedomam

Comentários