logo

Telefone: (11) 3024-9500

Monte Verde atrai casais e trilheiros no sul de Minas Gerais | Qual Viagem Logo

Monte Verde atrai casais e trilheiros no sul de Minas Gerais

28 de junho de 2022

Na língua dos indígenas, Camanducaia significa “feijão queimado”. O município foi a sede da comarca que abrangia todo o Sul de Minas durante o século 18, formada por aventureiros que andavam em busca de ouro e de pedras preciosas.

Sabe-se que as primeiras casas foram construídas pelos bandeirantes vindos de Atibaia, em São Paulo, porque Camanducaia ficava situada, naquela época, num dos roteiros mais seguidos pelos desbravadores paulistas.

A Carta Coreógrafa da Capitania de São Paulo, que mostra as sete principais divisões do seu Governo com o de Minas Gerais no ano de 1766, apresenta uma região denominada “Sertão de Manducaya”, situada entre a estrada geral que ia de Atibaia à Santana do Sapucaí e os rios Mandu e Sapucaí-Mirim.

Essa região, antes considerada paulista, passou a ser mineira pela divisão “Rubim” no ano de 1749. Ao longo da estrada que ligava Atibaia à Santana do Sapucaí, e que era a principal via de acesso ao Sul de Minas foram-se estabelecendo os primeiros moradores da região.

Um deles, Cláudio Furquim de Almeida, estabeleceu- se próximo ao Ribeirão Camanducaia, em cerca de 1757, ali obtendo uma sesmaria no ano de 1762. Sua fazenda que se chamava “Pouso Alegre”, hoje é Itapeva, localizada ao sul do Ribeirão Camanducaia.

Monte Verde: destino de trilheiros e casais apaixonados

Monte Verde é o mais importante distrito de Camanducaia e está entre os destinos turísticos mais disputados da temperara outono/inverno no Brasil. Aliás, no estado de Minas Gerais, Monte Verde é com certeza o que mais se destaca.

Nesse período o clima frio, mas sempre com sol, é uma ótima opção para passeios pelas montanhas. Vale visitar o Parque Oschin, praticar esportes de aventura na fazenda radical, conhecer o Ice Bar, ou mais conhecido como Bar do Gelo, ou simplesmente caminhar pela avenida principal para comprar malhas, doces, queijos e geleias.

“Suíça brasileira”, Monte Verde ou a Vila do Romance. Classificado como destino indutor de Minas Gerais, recebeu também os títulos de “Melhor Destino de Inverno” e “Melhor Destino de Romance” do Brasil. Mas Monte Verde também está atraindo trilheiros, turistas que gostam de aventura, além daqueles que buscam excelência gastronômica. A cidade oferece excelentes opções que vão de rodízios de fondue a trutas preparadas com molhos especiais.

Destino para casais apaixonados

Em meio a Serra da Mantiqueira, Monte Verde é a escolha certa para casais apaixonados que buscam pelo romantismo proporcionado por baixas temperaturas – como lareira e aconchego – aliados a muitas opções de gastronomia. Mas esse vilarejo não é para ser explorado apenas no inverno, pois está preparado para receber visitantes o ano todo.

Os costumes trazidos pelos primeiros moradores colaboraram para o “ar europeu” que caracteriza Monte Verde. Com paisagem de serras, cascatas e araucárias, a vila oferece também a oportunidade para prática de esportes de aventura e de atividades ao livre.

Passeios

As principais opções de lazer em Monte Verde estão conectadas às suas belezas naturais: turismo ecológico e outras práticas esportivas ligadas à natureza são as grandes atrações locais. Visíveis da vila, as altas montanhas da Serra da Mantiqueira convidam o visitante para uma escalada ou apenas para a contemplação sem pressa. Mas se você gosta de um pouco mais de adrenalina, existem atividades para lhe agradar também. Um passeio imperdível e obrigatório para quem visita Monte Verde são as caminhadas no topo da serra.

O Parque Verner Grinberg abriga os picos mais altos da região, que podem ser avistados da vila: Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Pedra Partida, Platô e Pico do Selado. Do topo da serra, as paisagens são de tirar o fôlego, pois é possível avistar toda Monte Verde, Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba.

Gastronomia

Restaurantes e casas de chás fazem desse local um paraíso gastronômico. Especialidades europeias, como fondues, raclettes, apfelstrudels e trutas estão presentes em quase todos os cardápios.

Onde se hospedar

Para quem gosta de hospedagem romântica de qualidade pode optar pela Pousada Jardim da Mantiqueira que fica a menos de 5 minutos da área central da cidade.

Informações:  pousadajardimdamantiqueira.com.br 

Já para quem pretende ficar mais conectado a natureza, pode optar pela Pousada Pedras e Sonhos, que fica numa área repleta de araucárias centenárias, com chalés equipados com hidromassagem e duas unidades em madeira instalados no alto de uma enorme pedra que proporcionam uma vista espetacular 360 graus.

Além disso em ambas pousadas o cliente tem a sua disposição café da manhã artesanal, onde mais de 90% dos itens são feitos nas cozinhas das próprias pousadas. Quase como um café colonial.

Informações: pedrasesonhos.com.br

Onde Comer

O Restaurante O Alquimista fica na principal avenida da cidade e oferece uma gastronomia contemporânea. Massas, carnes com cortes nobres, e fondue especial são os principais destaques.

Informações: oalquimista.com.br

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por: Divulgação

Comentários