logo

Telefone: (11) 3024-9500

Mons apresenta riqueza cultural na Bélgica Logo

Bell tower in Mons, the European Capital of Culture 2015, Belgium

Mons apresenta riqueza cultural na Bélgica

16 de setembro de 2016

Essa pequena cidade da Bélgica é um grande centro gastronômico, porém também oferece um grande potencial histórico cultural aos seus visitantes. A cidade que foi um dos palcos da Primeira Guerra Mundial se reinventa e consegue surpreender os visitantes com muitas atrações.

Mons, Belgium - October 1, 2015:  People enjoy a sunny afternoon at cafes on the Grand Place.  Mons, along with Pilsen in the Czech Republic, was a joint European Capital of Culture in 2015.

Foto por iStock / vichinterlang

Podemos começar o roteiro visitando a Grand Place, bem em frente ao prédio do governo municipal.  São mais de dois séculos de história e de vida pulsante. Um passeio mais cultural pode ser feito, visitando o melhor da arte, ciência e tecnologia. Van Gogh passou aqui um período de transformação, durante o qual ele trocou o sacerdócio pela pintura. No edifício BAM você pode admirar um dos primeiros rascunhos de Van Gogh, e também descobrir pequenos artigos do poeta Paul Verlaine que escreveu versos durante o período na prisão de Mons.

Ao regressar para a praça principal, seria um crime não passar pelo beco que leva a Garden Hall. Você pode ver a Fonte EI Pícaro, um ícone da cidade, antes de perdê-la de vista nas vielas inclinadas e retorcidas que o levarão até a Igreja de Sainte Wadrau.

east facade of st wadrau church in the belgian town of mons

Foto por iStock / petejeff

No interior dela, em seus inumeráveis tesouros se encontra o carro dourado que, ano após ano, desfila como parte do Festival Doudou – um festival de cores, músicas e adereços que é celebrado depois de Pentecostes e que deixa a pequenina cidade belga mais alegre e mais viva.

Uma placa neste lugar lembra a forte ligação de Mons com a Primeira Guerra Mundial: “Para que não esqueçamos”. Você pode lembrar a batalha inicial na vizinha Ponte de Nim e visitar o cemitério Saint Symphorien.

Como chegar

Há voos de São Paulo para Bruxelas com uma parada por companhias como a Turkish, Alitalia e KLM. Da capital belga, pegue um trem até Mons.

Onde Ficar

Dream

Congres Hotel Mons Van der Valk

Best Western Plus Hotel Casteau Resort Mons

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / kovgabor79

Comentários