logo

Telefone: (11) 3024-9500

Mompox: destino histórico e religioso na Colômbia | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ DC_Colombia

Mompox: destino histórico e religioso na Colômbia

17 de março de 2017

Muito se fala de Cartagena e San Andres, no caribe colombiano, porém, há diversos outros destinos a serem explorados na região. As cidades-patrimônio, como Santa Cruz de Mompox, vêm despertando a atenção dos turistas que buscam belas paisagens, mas também rica história.

Foto por Istock/ DC_Colombia

Foto por Istock/ DC_Colombia

Mompox, no estado de Bolívar, está localizada ao pé do rio Magdalena. Reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, é um lugar que aparenta ter parado no tempo, preservando e protegendo os valores e a história de uma cidade que convida a ficar e a viver todo seu encanto.

Esta cidade faz parte de uma ilha que durante a Conquista foi refúgio para o ouro e a prata que os espanhóis levavam ao seu reino. Mompox, foi fundada em 1540 e está aproximadamente a seis horas de Cartagena.

Andar pelas ruas e apreciar a arquitetura colonial das suas construções, conhecer a arte da filigrana em ouro e explorar lagoas próximas são algumas das atividades para os visitantes do destino.

Neste lugar, o realismo mágico está em todo lugar. Gabriel García Márquez, em sua novela ‘O general no seu labirinto’, refere-se ao passado glorioso de Santa Cruz de Mompox, que é percebido ao andar por suas ruas e parar nas esquinas para ouvir as histórias contadas pelas pessoas. Também é inesquecível o passeio em barco pela lagoa de Pijiño, que permite ver as aves e a flora da região.

Foto por Istock/ DC_Colombia

Foto por Istock/ DC_Colombia

Um dos lugares mais interessante de Santa Cruz de Mompox é o seu cemitério, conhecido pelo túmulos brancos. A cidade também é conhecida por seu artesanato em filigrana, um tecido especial para fazer joias, onde turistas têm a oportunidade de fazer workshops e aprender a técnica de confecção.

Foto por IStock/ DC_Colombia

Foto por IStock/ DC_Colombia

E para conhecer a tradição religiosa da cidade, vale acompanhar as comemorações de Semana Santa, que em Mompox acontecem desde 1564, e não perderam brilho depois de tantos anos. De fato, é comovedora a dedicação com que os momposinos enfeitam as imagens carregadas nas procissões que enchem as ruas da cidade para lembrar a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

 

Onde ficar

Bioma Boutique Hotel Mompox

Portal de la Marquesa

Casa Hotel La Casona

O que comer

O menu em Mompox inclui sargos, bagres e ‘bocachicos’, preparados com molho, fritos e em sopa; carnes de porco, de boi e de pato, alem das tradicionais ‘butifarra’ e arepa de ovo. O tradicional ‘queijo de capa’ e o doce de limão, que segue uma receita que já passou por várias gerações, enriquecem a variedade de pratos que os visitantes encontram em Mompox.

Texto por: Eliria Buso com informações colombia.travel

Foto destaque por Istock/ DC_Colombia

Comentários