logo

Telefone: (11) 3024-9500

Molkerei Pfunds: a leiteria mais bonita do mundo | Qual Viagem Logo

1024x673_panorama_pfunds-1

Molkerei Pfunds: a leiteria mais bonita do mundo

25 de fevereiro de 2019

Dresden, na Alemanha, tem diversas belezas naturais e culturais, mas nada se equipara à exótica loja de leite Molkerei Pfunds, localizada fora da rota turística da cidade.

A história começa em 1879, quando o agricultor Paul Pfund deixou o vilarejo de Reinholdshain, levando sua esposa e seis vacas leiteiras para morar em Dresden, onde pretendia abastecer a cidade com leite saudável, já que, naquela época, o leite vinha de aldeias vizinhas em carros abertos e estado quase insalubre. Seu desejo era entregar leite de forma higiênica para a crescente população da cidade.

O que começou como uma pequenina empresa virou uma rede de mercadorias, com filiais pela Alemanha. Os funcionários recebiam residências, creches para matricularem seus filhos e até mesmo programa de assistência à saúde.

Foto via www.pfunds.de

Foto via www.pfunds.de

Além de conseguir se estabelecer no setor e desenvolver novos produtos, Pfund introduziu o processo de pasteurização nos meios de produção, e também foi a primeira pessoa a fabricar leite condensado na Alemanha, passo que o colocou no mercado estrangeiro. Ainda desenvolveu uma fórmula para produzir leite para crianças a partir do leite materno e sabonete de leite para pele sensível. Tudo isso sem deixar de lado a higiene, que era o objetivo principal da empresa.

Com o passar dos anos, a loja cresceu e resistiu até mesmo nos tempos mais difíceis do país. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Dresden foi praticamente inteira bombardeada, mas a Molkerei Pfunds não foi atingida. Em 1972, a leiteria foi estatizada, e só foi devolvida ao bisneto de Pfund em 1995, após a queda do Muro de Berlim.

Em 1998, foi registrada no Livro Guinness de Recordes como “a leiteria mais linda do mundo”.

A belíssima decoração

Inspirada nos incríveis azulejos de Delft, na Holanda, as paredes foram pintadas à mão pelo departamento de arte da fábrica de faiança de Dresden Villeroy & Boch. As ilustrações contêm diversas criaturas míticas e elementos florais neorrenascentistas, além de louças maiólicas.

Foto via www.pfunds.de

Foto via www.pfunds.de

No primeiro andar, há um balcão de quatro metros de comprimento, onde ocorre a degustação de queijos e leite. O local ainda conta com um restaurante que dispõe de especiarias feitas naturalmente com laticínios. A loja também continua a vender os sabões de leite, leite condensado e diversos produtos à base do produto, e todos são caracterizados pela sua embalagem original.

A Molkerei Pfunds funciona diariamente das 10h às 18h (domingos e feriados até às 15h).

Mais Informações em: www.pfunds.de

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via www.dresden.de por Thomas Klewe

Comentários