logo

Telefone: (11) 3024-9500

Meknès é cidade imperial no Marrocos | Qual Viagem Logo

Meknes, Morocco - May 1, 2013: Unidentified people in front of Bab Mansour. The old medina of Meknes is declared UNESCO World Heritage Site.

Meknès é cidade imperial no Marrocos

9 de novembro de 2016

Assim como Rabat, Marrakesh e Fez, Meknès é uma das cidades imperiais do Marrocos, por ter sido sua capital entre 1672 e 1727. Patrimônio Mundial da UNESCO e repleta de belas construções e palácios suntuosos, Meknès é relativamente desconhecida e bem mais tranquila do que outras cidades turísticas marroquinas.

Walls of the old medina in Meknes, Morocco, Africa

Foto por iStock / Karol Kozlowski

Localizada a 50 km a oeste de Fez e a 150 km a leste de Rabat, Meknès foi fundada no século XI, mas foi só depois de muitos anos que a cidade começou a ganhar a cara que tem hoje. Quando o sultão Moulay Ismail decidiu que ela seria a nova capital do Marrocos, muitos palácios, mesquitas e grandiosos monumentos começaram a ser construídos ali.

Decorative gate of the Sultan Moulay Ismail Mausoleum in Meknes, Morocco, Africa

Foto por iStock / Karol Kozlowski

Essas construções têm um pouco do estilo europeu, já que o sultão admirava a corte francesa e os palácios de Luís XIV. Por isso, Meknès é considerada a Versailles do Marrocos. O resultado dessa combinação de arquiteturas foram monumentos em estilo mourisco. A Cidade Imperial é cercada por altas muralhas e abriga o Palácio Real de Meknès (Dar el Makhzen), enormes jardins e mesquitas.

The Mausoleum of Moulay Ismail in Meknes in Morocco. Mausoleum of Moulay Ismail is a tomb and mosque located in the Morocco city of Meknes.

Foto por iStock / saiko3p

Ao lado, fica o Mausoléu de Moulay Ismail, muito luxuoso e repleto de detalhes arquitetônicos. Esse mausoléu permite a entrada de não-muçulmanos, mas estes não podem chegar perto da tumba do sultão. Em Meknès, há também enormes portas trabalhadas com requinte que dão acesso à Cidade Imperial, sendo a principal delas a de Bab Mansour el Aleuj – considerada a mais bonita do país.

Mausoleum of Moulay Ismail in Meknes, Morocco, North Africa

Foto por iStock / typhoonski

Um pouco ao norte das muralhas, a antiga Medina é repleta de história, souks, restaurantes, hotéis e mesquitas. A leste da Medina fica o bairro francês, com construções um pouco mais modernas. Nos arredores da cidade, ao norte, vale visitar também as ruínas romanas de Volubilis.

Como chegar

A Royal Air Maroc oferece voos entre São Paulo ou Rio de Janeiro e Casablanca. Para chegar até Meknès, vá de carro ou de trem, pela ONCF. O trajeto de trem entre Casablanca e Meknès dura três horas.

Onde ficar

Hotel Belle Vue

Menzeh Dalia

Riad Palais Didi

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Karol Kozlowski

Comentários