logo

Telefone: (11) 3024-9500

Marselha tem rica herança cultural na França | Qual Viagem Logo

View of Vallon des Auffes, picturesque old-fashioned little fishing port in Marseille. France

Marselha tem rica herança cultural na França

15 de março de 2016

Fundada em 600 AC pelos gregos de Phocaea, Marselha é mais antiga cidade da França e a segunda maior, após Paris.  A cidade é composta por quase 900 mil pessoas que vivem distribuídas pelos seus 16 distritos, sendo que a maioria mantém uma atmosfera de vila. Marselha tem muito para oferecer aos moradores e turistas: uma costa incrível, um porto que deixa qualquer marinheiro com inveja e 300 dias de sol por ano!

Foto por Istock/ Ionut David

Foto por Istock/ Ionut David

A Marselha cabe uma herança natural com parques luxuriantes no coração da cidade, oferecendo sombras refrescantes quando o sol brilha forte. A apenas alguns quilômetros de Vieux-Port fica o parque Nacional the Calanques, local ideal para atividades ao ar livre. Os famosos Calanques cobres cerca de 20 quilômetros da costa, banhados por águas azuis!

Além disso, uma dúzia de museus exibe uma variedade considerável de coleções que contemplam um largo espectro que abrange desde a antiguidade a peças modernas.

A Basílica Notre‑Dame de La Garde é o símbolo da cidade, situada sobre uma colina, a 154 metros de altitude acima do nível do mar. Foi aí que se edificou a primeira capela, em 1214. Em 1524, o rei François I encomenda a construção de um forte. A basílica atual, de estilo romano bizantino, construída segundo os planos do arquiteto Espérandieu, faz parte das grandes obras empreendidas sob o reinado de Napoleão III e foi concluída em 1864.

Foto via Flickr Sophia Huda

Foto via Flickr Sophia Huda

A riqueza dos materiais e o requinte das decorações dos mosaicos, restaurados em 2007, criaram um santuário precioso dedicado ao culto da Virgem Maria. Os imensos ex‑votos (quadros, objetos ou placas gravadas penduradas na igreja, após um voto ou em memória de uma graça obtida), no interior da basílica, testemunham o fervor dos marselheses. Uma virgem dourada de 9,70 metros coroa o edifício. Da esplanada, pode‑se admirar a mais bela vista de Marselha.

Ao passear por esta cidade mediterrânea, você vai conhecer a sua herança impressionante. Marselha esconde pérolas a cada esquina, desde o bairro histórico de Panier aos edifícios do Segundo Império, não esquecendo as igrejas Romanas.

O que comer

A atmosfera simpática é o ingrediente especial para tornar uma refeição um evento especial. Ingredientes sempre presentes na cozinha são o azeite e o alho. No cruzamento do Mediterrâneo, Marselha não estranha a cozinha estrangeira e já adotou receitas que passaram a ser características da região.O resultado? Comida picante com um toque de sol, para não mencionar o peixe, as conquilhas e outras iguarias típicas que o mar oferece.

Onde ficar

Citéa Marseille Saint Charles – accorhotels.com

Radisson Blu Hotel Marseille Vieux Port – radissonblu.com

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ Meinzahn

Comentários