logo

Telefone: (11) 3024-9500

Maior festival de vinho da América Latina acontece no Rio de Janeiro | Qual Viagem Logo

feira-show-de-vinhos-e-uma-das-atracoes-do-rio-wine

Maior festival de vinho da América Latina acontece no Rio de Janeiro

13 de julho de 2018

Grandioso, democrático e com qualidade. ​É essa a premissa da 6ª edição do Rio Wine And Food Festival, que acontecerá entre os dias 03 e 12 de agosto, em variados pontos da cidade. Com direito a tour de ônibus com degustação de vinhos e uma abertura inédita no Planetário do Rio, o evento terá opções nas zonas sul, oeste e norte da cidade, durante dez dias – sendo assim a mais longa edição do festival.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Produtores de mais de 12 países, entre eles Argentina, Brasil, Chile, França, Portugal, Uruguai e até Israel, Eslovênia e Macedônia, trarão vinhos para transformar a relação do visitante com a bebida e a boa culinária em um programa imperdível. O palco da programação ​será​ itinerante, mudando conforme o dia, com eventos para todos os bolsos e gostos.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O desafio continuará sendo desmitificar o vinho, segundo Sérgio Queiroz, sócio do Grupo Baco, que promove a edição. Ele reforça que, como nos outros anos, o Festival de Vinho do Rio mostra a versatilidade da bebida. “O vinho pode andar de mãos dadas com o grande público, não precisa ser voltado para um grupo específico”, explica. Seu sócio, Marcelo Copello, jornalista especializado em vinho, destaca que a programação agrada a todos: “teremos opções para momentos de aprendizado e de lazer nas zonas sul, oeste e norte da cidade”.

Extensa programação

A agenda começará com uma despojada avant-première no CADEG, no dia 28 de julho, a partir das 11h com o 2º Encontro Nacional de Confrarias. A abertura oficial acontecerá no dia 03 de agosto (sexta-feira), no Planetário do Rio, na Gávea, que, durante todo o final de semana, será o palco do Planeta Vinho, uma super feira de vinhos, com degustações, comidinhas e vendas promocionais de vinhos em taças e garrafas, além de farta programação de palestras de gastronomia, observação das estrelas, cursos de vinhos, máster classes, filmes do segmento e até uma pré-estreia internacional.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

No dia 06, às 16h, o Belmond Copacabana Palace receberá o Degusta Talk Show, uma das principais atrações do festival, no qual um grande nome do vinho mundial (a ser revelado em breve) é entrevistado ao tempo em que se degustam seus vinhos, alguns com nota 100.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

No dia seguinte (07), o seminário “Vinho e Mercado”, às 8h30, trará uma oportunidade para os interessados aprofundarem-se no business da área, na FGV.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Já na quarta-feira, dia 08, é dia das Master Classes, aulas para conhecer novos rótulos com especialistas da área. Começando pelo inédito “Vinhos de Israel” uma grande novidade mesmo para especialistas. Outras atrações serão a prova de vinhos da Península de Setúbal (Portugal) e ainda a oportunidade de conhecer a nova fonte de bons vinhos brasileiros, “Vinhos da Serra da Mantiqueira”. “As master classes são a oportunidade ideal para aprofundar os conhecimentos técnicos sobre países, regiões e seus respectivos vinhos e vinícolas”, explica Copello.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Ao longo da semana, haverá mais feiras, divididas por países, sendo que a “Feira Show de Vinhos” (09/08) congregará um mix de todos os países/regiões. Sem contar as Master Classes, nas quais os participantes desfrutarão de variados rótulos e conteúdos, como “O Melhor do Uruguai” e “Argentina Wine Excellence”.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O final de semana de encerramento será a hora de ir ao Vinho no Mercado, no Uptown Barra, para aproveitar o Wine Out. O evento tem entrada gratuita e venda promocional de vinhos em taças e garrafas, que poderão ser degustados em estandes na área externa. Foodtrucks, música, feira de queijos artesanais e conversas com especialistas compõem o programação, que encerra o festival, entre sexta e domingo. Haverá também o Wine Bus (11/08), com uma degustação descontraída em um ônibus panorâmico que passará pelos principais pontos turísticos da cidade.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O evento contará também com outras ações, como promoções em supermercados, lojas, bares, restaurantes, clubes de vinho e jantares harmonizados conduzidos por especialistas. Para acompanhar, nada como uma boa comida e, por isso, mais de 100 restaurantes serão parceiros, como o Mr Lam, Cipriani, Mee, Gero, participantes do Rio Rolha Zero.

O festival tem apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio, através da Riotur, ABS Rio, IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) Wines of Brasil, SEAGRI (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul), Wines of Argentina, Wines of Chile, INAVI – Wines of Uruguai, Fundação Getúlio Vargas e Consulado de Israel. O evento está no calendário de atrações “Rio de Janeiro a Janeiro”, promovido pelo Ministério da Cultura. ​

6º Rio Wine and Food Festival

03 a 12 de agosto de 2018 (pré-abertura 28 de julho)

Rio de Janeiro (vários espaços da cidade)

Mais informações em: riowineandfoodfestival.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários