logo

Telefone: (11) 3024-9500

Maastricht: história e cultura na Holanda | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ benkrut

Maastricht: história e cultura na Holanda

5 de setembro de 2016

Maastricht, uma das cidades mais antigas da Holanda, é recheada de história e cultura. Localizado no extremo sudoeste do país, entre a Bélgica e a Alemanha, o destino reserva ambiente moderno, quase mediterrâneo do centro histórico, aliado ao espírito alegre dos seus habitantes e a uma estratégica paisagem de colinas de Limburgo do Sul.

Foto por istock/ thehague

Foto por istock/ thehague

Em Maastricht, quase tudo é diferente do resto da Holanda. O legado dos 20 séculos de história fica evidente no centro histórico. Aonde quer que você vá, as vistas, as igrejas e as fachadas vão impressionar você.

Até a segunda metade do século XIX, Maastricht era uma cidade fortificada. Muralhas e casamatas protegiam a cidade contra ataques. Para desbravar esses cantos da cidade, a dica é a Caminhada pela Fortificação, que passa pelos resquícios da cidade medieval e por alguns prédios históricos militares. A caminhada dura cerca de duas horas e está disponível no escritório local de informações aos turistas.

Também a pé, é possível conhecer os mais lindos pontos do centro antigo da cidade. Você vai passar pelas muralhas da cidade, parque, Jekerkwartier, Praça Vrijthof e muitos outros marcos de Maastricht. Não deixe de visitar o monumento de St. Servaasbasiliek, o Gothic St. Janskerk e o edifício mais antigo da cidade, o Onze Lieve Vrouwebasiliek.

Com forte lado artístico, a cidade abriga diversos festivais. A escolha é vasta em todas as vertentes: desde música (religiosa), ópera, dança e teatro modernos a design, pop, ‘dance’ e cultura juvenil. Em Maastricht, todos os tipos de criatividade são bem-vindos, desde artistas reconhecidos até amadores talentosos.

Foto por Istock/ Krasnevsky

Foto por Istock/ Krasnevsky

Existem exposições de artes plásticas durante todo o ano, entre outros no (museu) Bonnefantenmuseum, e a fina flor do mundo das artes reúne-se durante dez dias por ano na cidade para visitar a mais prestigiada feira mundial de arte e de antiguidades, a TEFAF.

Compras

Maastricht também é conhecida em toda a Holanda como um lugar para se fazer compras. No centro da cidade em uma área exclusiva para pedestres e cercada por casas restauradas dos séculos 17 e 18, você encontrará lojas de luxo vendendo arte, joias, artigos de couro e roupas de marca.

Como chegar

Maastricht é uma cidade bem acessível de diversas formas. A cidade encontra-se centralmente localizada em relação a cinco aeroportos e existe uma ligação de comboio rápida e confortável que liga Maastricht a Bruxelas, Londres e Paris.

Onde ficar

Kaboom Hotel

Kruisherenhotel Maastricht

Teaching Hotel Chateau Bethlehem

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ benkrut

Comentários