logo

Telefone: (11) 3024-9500

Lyon: terra das artes, da gastronomia e da cultura | Qual Viagem Logo

View of Lyon city from Fourviere, France

Lyon: terra das artes, da gastronomia e da cultura

21 de janeiro de 2016

Uma cidade com mais de duzentos anos, situada entre os rios Ródano e Saône, Lyon descansa abaixo da impressionante Fourvière e Croix Rousse hills. No destino, é possível fazer uma viagem única por meio do tempo e culturas, atravessando as típicas “traboules“ (passagens estreitas e secretas), andando ao longo dos cais e passando através de praças impressionates podendo ver mais de 200 locais iluminados à noite.

Foto via Flickr Net Circlion

Foto via Flickr Net Circlion

Situada numa zona montanhosa do centro-leste da França, Lyon ótimos restaurantes que servem uma das melhores culinárias do mundo. Vida artística agitada, lojas para todos os gostos, eventos culturais aos montes e recantos excelentes para simplesmente descansar, com praças, rios e colinas.

Entre os destaques que o visitante não pode deixar de visitar está o suntuoso Palais Saint-Pierre e seu museu. Totalmente restaurado, expõe uma das mais importantes coleções de arte do país.

O maior parque urbano da França é o la Tête d’Or e fica em Lyon. É uma área enorme com mais de 117 hectares de área natural. Famílias, amigos e esportistas são os principais frequentadores do parque.

Já a Cathedral de Lyon é conhecida como Catedral Saint Jean. Nela ocorreram vários acontecimentos importantes como o Primeiro Conselho de Lyon, o Segundo Conselho de Lyon e foi palco do casamento de Enrique IV e Maria de Médici. Dentro dela há um relógio astronômico muito interessante, que marca a posição da lua, da Terra e do sol, a data e as estrelas.

E no cento da cidade está uma das mais belas construções do destino, a Ópera de Lyon. Do edifício original, do século 18, sobraram apenas as quatro fachadas. Nos anos 90, graças ao arquiteto Jean Nouvel, um imenso vidro passou a dar transparência à ópera.

Foto via Flickr Jo Dasson

Foto via Flickr Jo Dasson

Em Lyon, foi exibido o primeiro longa-metragem do mundo, você sabia? Em 1835, os irmãos Lumière exibiram “La Sortie des Usines Lumière”. Hoje, o lugar histórico se transformou em Instituto Lumière, um espaço para deixar cinéfilos malucos com o acervo e obras de arte dos antigos donos. Tem ainda o museu do cinema e uma sala de exibição em que os clássicos têm prioridade.

O que comer

Lyon é considerada a capital gastronômica da França. Com nada menos que 2 mil restaurantes, a cidade tem nomes bastante renomados,  como o maior popstar da culinária francesa, Paul Bocuse até os chamados Bouchon Lyonnais, um tipo de restaurante que vende comida rustica e tipica da região. Entre os restaurantes estão:

La Brunoise – labrunoise.fr

Le Layon – lelayon.fr

Brasseries Paul Bocuse – nordsudbrasseries.com

Onde ficar

Lyon Marriott Hotel Cité International – marriott.com

Comfort Suites Lyon Est Eurexpo – comfortsuites-lyon.fr

Texto por: Eliria Buso e Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque via Istock/ventdusud

Comentários