logo

Telefone: (11) 3024-9500

Lugano: um pedaço da Itália na Suíça | Qual Viagem Logo

Lugano lake in Switzerland. View on shore with buildings.

Lugano: um pedaço da Itália na Suíça

24 de agosto de 2016

Localizada no sul da Suíça, Lugano tem um toque mediterrâneo. A cidade fica às margens do Lago Lugano e faz fronteira com a Itália. Essa proximidade fez com que o local recebesse muitas influências italianas ao longo dos anos. Por lá, por exemplo, se fala italiano. Graças ao clima – mais ameno do que no resto do país, com verões quentes e ensolarados – e às belezas naturais, Lugano tornou-se um popular destino de férias entre suíços e italianos.

Lugano, Switzerland - Juli 31, 2014: Images of the Gulf of Lugano from Monte Br?? above the City.

Foto por iStock / Mor65

Lugano faz parte do Ticino, região ao sul dos Alpes que é considerada a parte italiana da Suíça. A cidade estende-se pela baía e nas encostas das montanhas, o que cria um cenário cheio de beleza. O que impera no estilo arquitetônico das construções não é aquele clássico suíço, mas sim um estilo semelhante ao da Lombardia, região do norte da Itália.

Lugano, Switzerland - 7 October 2002: People eating and drinking at restaurants of the central square of Lugano on the italian part of Switzerland

Foto por iStock / fotoember

O centro histórico da cidade é fechado para os automóveis. Passeie pelas praças, arcadas e pequenas ruas que farão com que você se sinta às margens do Mar Mediterrâneo. Perto da Piazza della Riforma estão lojas das melhores grifes europeias, bares e agradáveis cafés com mesinhas nas calçadas.

Lugano, Switzerland - 5 may 2016:  People walking on the lakeside of Lugano on the italian part of Switzerland

Foto por iStock / fotoember

Ao longo de um trecho da baía do Lago Lugano, há os Jardins do Belvedere, com flores, plantas subtropicais e um calçadão. Mas a principal área verde é o Parco Civico, também na beira do lago. Além dos belos jardins floridos, o parque abriga museus, biblioteca e uma escola. Ao lado, fica um grande cassino e, a algumas quadras dali, o Museo Cantonale d’Arte, com obras de Renoir, Degas, entre outros artistas.

View of mount St. Salvatore and lake of Lugano from Park Ciani

Foto por iStock / disto89

Para observar todas as lindas paisagens de Lugano do alto, vá ao Monte San Salvatore ou ao Monte Brè, ambos acessíveis por funiculares. A partir de Lugano, é possível visitar outras cidades próximas, como Locarno ou Bellinzona. Outra opção é também fazer um roteiro pelo norte da Itália: Lugano fica a 40 km de Como e a 70 km de Milão.

Como chegar

A Swiss oferece voos diretos entre São Paulo e Zurique. Para chegar a Lugano, pegue um trem – esse trajeto dura um pouco menos de três horas.

Onde ficar

Lugano Dante Center Swiss Quality Hotel

Hotel Splendide Royal

Grand Hotel Villa Castagnola

Mais informações em: myswitzerland.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Stas Perov

Comentários