logo

Telefone: (11) 3024-9500

Limoges: a capital da porcelana na França | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ PetarPaunchev

Limoges: a capital da porcelana na França

28 de janeiro de 2019

Limoges, no centro da França, é conhecida mundialmente como a capital da porcelana. A cidade, capital do departamento de Houte-Vienne, foi fundada em 10 a.C e há mais de dois séculos vem produzindo algumas das peças finas de porcelana mais famosas do mundo – concorrendo inclusive com as chinesas.

Além disso, o destino conta com museus, castelos e igrejas com arquitetura histórica que merecem uma visita.

Foto por Istock/ JackF

Foto por Istock/ JackF

Entre os principais atrativos da cidade estão: a Igreja de St. Michel des Lions, construção do estilo gótico erguida entre os séculos 14 e 16, Jardim Botânico de l’Evêché, a estação de trem de Limoges-Bénédictins – considerada uma das mais belas do mundo -, e o mercado Les Halles, construído entre 1885 e 1889, com uma imponente fachada com frisa em porcelana composta por mais de 300 desenhos de produtos comercializados.

Foto por Istock/ littleclie

Foto por Istock/ littleclie

Esse último, inclusive, é o lugar ideal para encontrar os principais produtos regionais, como frutas, peixes, aves, queijos e carnes. Destaque para o queijo de cabra La Feuille du Limousin e para as carnes bovinas – já que Limousin é uma região famosa por sua produção.

Limoges também é conhecida por seus barris de carvalho que são usados na produção de conhaques e outras bebidas. Para conhecer um pouco mais sobre os destilados locais, vale a pena visitar a Distillerie du Centre, fundada em 1789, que oferece licores e aperitivos feitos com a mesma técnica desde o século 19. A destilaria conta ainda com um museu que conta a historia da fabricação das bebidas com objetos antigos. Uma das bebidas mais famosas dali é a Gauloise que, segundo contam, era a preferida das legiões romanas.

Foto reprodução Facebook

Foto reprodução Facebook

As belas e finas porcelanas

Para quem visita Limoges, uma parada em uma fábrica de porcelanas é requisito obrigatório. Com mais de dois séculos e sete gerações de história, a Royal Limoges é a mais antiga delas, portanto, é uma das mais atrativas. Dentro da sede, os visitantes podem conferir como é feita a produção até admirar objetos históricos como um forno utilizado no final do século 18.

Foto por reprodução royal-limoges.fr

Foto por reprodução royal-limoges.fr

Desde 1797, os personagens mais conhecidos da porcelana de Limoges participaram da histórica da marca, como Alluaud, Clèment, Gérard, Dufraisseix, Abbot (G.D.A) e Lanternier. Hoje a empresa continua fazendo sua própria argila. Seus padrões são exclusivos e projetados por especialistas em estilo ou pelos designers de seus próprios clientes.

Outra fábrica que vale uma visita é a Haviland, fornecedora do renomado hotel Ritz, de Paris. A marca é conhecida principalmente por suas luxuosas peças, já tendo anunciado um prato no valor de 10 mil reais.

Curiosidade: os cacos que sobram das fábricas fazem parte da pavimentação das ruas de Limoges.

Os visitantes podem ainda fazer um mergulho mais profundo na história da porcelana da cidade conhecendo o Museu Nacional da Porcelana.

Como chegar

Limoges fica a cerca de 400 quilômetros de Paris e tem fácil acesso tanto de avião – a Air France faz o trecho -, quanto de trem – em um roteiro de pouco mais de três horas.
 
Onde ficar

Inter-Hotel Saint Martial

Campanile Limoges Centre – Gare

Onde comer

Le Roi du Couscous

Chez Mimi

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ PetarPaunchev

Comentários