logo

Telefone: (11) 3024-9500

Lençóis: porta de entrada para a Chapada Diamantina guarda belezas únicas | Qual Viagem Logo

Foto por Tulio Saraiva

Lençóis: porta de entrada para a Chapada Diamantina guarda belezas únicas

8 de setembro de 2016

A cidade de Lençóis, na Bahia, é o portal da já famosa Chapada Diamantina. Quem vai visitar o destino, costuma escolhê-la como cidade-base para o roteiro. Isso porque apresenta uma das melhores estruturas da região, com diversas opções de hospedagem e gastronomia.

Foto por Branco Pires

Foto por Branco Pires

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o município tem como principal atrativo a natureza abundante. Mas quem chega até lá também se encanta com os casarios do século XIX e a história e cultura herdadas do garimpo.

Em um passeio pelo centro de Lençóis, duas são as atrações que chamam a atenção: a igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário e a residência da família Sá – onde hoje funciona a Prefeitura Municipal. Ambas revelam parte da riqueza das famílias tradicionais. O complexo patrimônio histórico da cidade abriga, ainda, o museu Afrânio Peixoto, com vários pertences do médico e escritor, inclusive originais dos romances e o fardão da Academia Brasileira de Letras.

Foto por Caia Pires

Foto por Caia Pires

Reduto do ecoturismo, Lençóis se abre em meio a uma natureza extravagante, que se descortina em um dos contrafortes da Serra do Sincorá, diante da opulência de serras e morros, como o estonteante Pai Inácio, que abre a uma vista panorâmica de toda a região. Grutas, canyons e uma imensidão de cachoeiras, cercadas pela vegetação nativa de Mata Atlântica, completam o cenário local.

Entre as inúmeras possibilidades que a cidade oferece para se integrar à natureza, destacam-se as cachoeiras do Mosquito – que tem fácil acesso no Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio – e a do Sossego, mais indicada para aqueles que estão com o condicionamento físico em dia, pois exige uma caminhada de oito quilômetros.

Foto por Thais de Albuquerque

Foto por Thais de Albuquerque

Além disso tudo, Lençóis ainda conta com um conjunto de sítios arqueológicos que encanta seus visitantes. O Complexo Arqueológico Serra das Paridas é formado por 18 sítios com inscrições rupestres representando animais, pessoas e figuras geométricas – inclusive uma bastante curiosa, que se assemelha à imagem de um extraterrestre e se tornou mascote do local. A visita ao complexo deve ser feita com guia e dura, em média, 30 minutos.

Como chegar

Saindo de Salvador, seguir pela BR-324 sentido Feira de Santana, passando por Santo Estevão até entroncamento da BR-242,continua passando por Itaberaba, daí até Lençóis são 121 quilômetros.

Onde ficar

Hotel de Lençóis

Hotel Canto das Águas

Portal Lencóis Hotel

Onde comer

Sabor da Serra

Café do Mato – Cafeteria e Creperia

Cozinha Aberta Etnia

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Tulio Saraiva

Comentários