logo

Telefone: (11) 3024-9500

Leiden é atrativo inusitado perto de Amsterdã | Qual Viagem Logo

Traditional houses beside a canal in Leiden - South Holland, the Netherlands

Leiden é atrativo inusitado perto de Amsterdã

16 de agosto de 2019

Lar da universidade mais antiga da Holanda, Leiden é descolada e com ares históricos, devido a sua rica diversidade cultural, edifícios monumentais, jardins rodeados de tulipas, canais e muitos moinhos. Apesar do charme de cidade interiorana, um de seus principais atrativos, Leiden é uma metrópole de 120 mil habitantes e perfeita para fazer um “day-trip” a partir de Amsterdã, que fica a cerca de 30 minutos de distância.

O melhor local de partida para conhecer Leiden é o Portal de Morspoort, que além de fazer parte do conjunto de monumentos nacionais está perto dos principais canais da cidade, como o De Burtch, Rapenburg e dos moinhos Molen de Put e Molen de Valk, este último data construção de 1785 e funciona como o Museu municipal desde 1966, com uma fascinante coleção de objetos usados no processo de moagem, ferramentas e livros de moedores.

Foto via iStock por iBabich

Foto via iStock por iBabich

O Museu Nacional de História Natural é um dos queridinhos dos turistas e não pode ficar de fora da visita. Ele possui um acervo rico em fósseis de animais extintos e uma incrível “câmara do tesouro”, onde está uma exposição fixa de pedras preciosas e cristais.

Outro museu imperdível é o Boerhaave, dedicado ao médico, botânico e humanista neerlandês Herman Boerhaave. O espaço conta com uma coleção de instrumentos médicos e equipamentos utilizados no estudo da ciência e um Teatro Anatômico, um palco de estudo onde demonstrações anatômicas são realizadas em um boneco.

Com 28 quilômetros de canais e fossos, Leiden possui diversos passeios que levam os turistas de barco através de belas paisagens e da história medieval da cidade. Passe um tempo em Visbrug ou Koornbrug, as pontes mais turísticas da região. Por ali existem diversos café e restaurantes deliciosos.

Foto via iStock por thehague

Foto via iStock por thehague

O mais antigo castelo da cidade, o Burtch van Leiden, está em uma colina a cerca de 20 metros de altura no centro histórico, que servia para defender a região  de invasores. Hoje, o castelo funciona diariamente como um dos pontos de observação mais disputados da cidade. A entrada é franca.

Leiden é uma cidade tipicamente universitária. A faculdade mais antiga dos Países Baixos fica na província de Holanda do Sul e foi fundada em 1575 por Guilherme I, príncipe de Orange e líder da Revolta Holandesa durante a Guerra dos Oitenta Anos.  Há mais de 400 ela é uma das referências em estudos arqueológicos, medicinais e de ciências sociais. Entre figuras importantes que já passaram por ali estão: Albert Einstein, René Descartes, Herman Boerhaave, Rainha Beatrix e Rei Guilherme dos Países Baixos, Rembrandt, Ayaan Hirsi Ali e muitos outros.

Foto via iStock por Leonid Andronov

Foto via iStock por Leonid Andronov

O Academiegebouw é o edifício mais antigo de Leiden. Foi um mosteiro e data do século XV. A Universidade de Leiden foi anexa ao edifício em 1581. Apesar de várias conversões e renovações, seu estilo neogótico sempre permaneceu intacto. Ainda hoje, o Academiegebouw desempenha um papel importante na vida dos estudantes em Leiden. Cerimônias de graduação e doutorado ocorrem diariamente no antigo edifício.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Leonid Andronov

Comentários