logo

Telefone: (11) 3024-9500

Laranjeiras, Itabaiana e Parque dos Falcões são roteiros diferenciados para quem visita Sergipe | Qual Viagem Logo

parque-dos-falcoes-foto-por-jorge-henrique-_-governo-do-estado-de-sergipe

Laranjeiras, Itabaiana e Parque dos Falcões são roteiros diferenciados para quem visita Sergipe

13 de janeiro de 2020

A cidade de Laranjeiras fica a pouco mais de 25 km da capital de Sergipe, Aracaju. No período colonial foi sede de inúmeros engenhos de cana-de-açúcar e importante centro de comercialização de escravos. Visitar essa importante cidade sergipana é provar que o menor estado do Brasil oferece uma infinidade de atrações turísticas, históricas e naturais que superam os atrativos sol e praia da capital e da região litorânea.

Foto por Secretaria do Estado de Turismo do Sergipe

Foto por Secretaria do Estado de Turismo do Sergipe

O passeio pelo Centro Histórico de Laranjeiras pode começar no Museu Afro-Brasileiro, que exibe móveis, maquinário de engenhos, objetos de tortura de escravos e representações de orixás.

Em seus arredores ficam as igrejas de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos e de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, ambas do século 19, que do alto de suas torres pode se avistar parte da bela cidade.

Bem pertinho dali fica a Praça Doutor Heráclito Diniz Gonçalves, com a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus (século 18) e o Museu Afro Brasileiro. Também na região central, podemos destacar outras duas importantes construções religiosas: a Capela de Bom Jesus dos Navegantes (1905), no Alto do Bom Jesus, e a Igreja do Senhor do Bonfim (século 19).

O Posto de Informações Turísticas, próximo ao Mercado Municipal, orienta sobre os horários das igrejas e as localizações das atrações mais distantes (ali você pode contratar um guia). Se for sair de Aracaju, contrate o Guia Beto, um dos maiores entusiastas dos atrativos de Sergipe.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

É um guia que vibra muito sobre os roteiros diferenciados que tem o menor estado do Brasil. Em Laranjeiras por exemplo, o roteiro que contempla a cidade inclui a experiência de provar quitutes no “Banquete no Chão”. É um projeto gastronômico desenvolvido pela Sociedade de Cultura Afro Brasileiro Filhos de Obá.

Um resgate da cozinha ancestral no Filhos de Obá

Foto por Edilma / Filhos de Obá

Foto por Edilma / Filhos de Obá

O terreiro Filhos de Obá foi fundado no século XIX por africanos de diversas etnias, liderado por T’Joaquina. Patrimônio histórico e antropológicos estadual. Possui o Museu Afro Comunitário Filhos de Obá, com expografia que retrata a história do Terreiro Filhos de Obá ao logo do tempo e trabalha com a comunidade e escolas de Laranjeiras e do Estado com a lei 10. 639 para domesticar a intolerância religiosa.

Foto por Edilma / Filhos de Obá

Foto por Edilma / Filhos de Obá

Possui a trilha dos Orixás situada em uma floresta remanescente da Mata Atlântica com mais de 6 m², com plantas nativas e animais.  Depois do passeio pela trilha o visitante pode saborear um almoço ao ar livre no Banquete de Chão, com comidas típicas da culinária afro brasileira.O valor médio é de R$ 40,00 por pessoa. A entrada no Museu tem custo de R$ 6,00. Crianças de até 10 anos e idosos têm cortesia.

Foto por Edilma / Filhos de Obá

Foto por Edilma / Filhos de Obá

Itabaiana e o Parque dos Falcões

No pacote que aborda as atrações em Itabaiana (a 56 km de Aracaju), uma dica é visitar o grandioso Parque dos Falcões. Esse roteiro trata da criação, preservação e multiplicação de espécies de aves de rapina. Essa é uma opção que agrada a toda a família, com destaque para uma vivência maior dos entornos da famosa Serra de Itabaiana.

Para fazer o passeio com uma agência, contrate a Nozes Tur, em Aracaju. Mais informações em: nozestur.com.br

Já para contratar o Beto Lima, “o seu  guia arretado!”, ligue para o (79) 99822-6758. Instagram: @GuiaemSergipeBetoLima

Onde ficar: Radisson Hotel Aracaju

O Radisson Hotel Aracaju tem a melhor avaliação entre os hotéis da capital sergipana. Com 10 anos de funcionamento, faz parte da rede Atlântica Hotels e oferece diversos diferenciais para melhor atender aos públicos mais exigentes. Conta com 148 apartamentos, todos equipados com Smart TV, chaleira elétrica com opções de café e chás, secador profissional, ferro e tábua de passar e amenities diferenciados da marca Rituals.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A piscina é rodeada por espreguiçadeiras e um convite ao descanso. De lá é possível observar o movimento no calçadão da Orla de Atalaia. O Radisson Hotel Aracaju dispõe de restaurante, copa baby, lobby bar, SPA, salão de beleza, estacionamento coberto, piscina e room service 24h, entre outros benefícios. Disponibiliza também o serviço de transfer cortesia entre o hotel e o aeroporto, mediante agendamento. Além disso, o hotel é pet friendly.

Mais informações em: atlanticahotels.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Jorge Henrique / Governo do Estado de Sergipe

Comentários