logo

Telefone: (11) 3024-9500

Lapinha Spa tem Reserva Particular do Patrimônio Natural | Qual Viagem Logo

IMG_5069_b

Lapinha Spa tem Reserva Particular do Patrimônio Natural

13 de maio de 2016

A Lapinha, localizada em uma fazenda de 550 ha, na região rural do município da Lapa, estado do Paraná, terá parte da sua mata transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural. Isso garante que ela permaneça intacta e em proteção, mesmo que a legislação sofra alguma mudança daqui para frente.

Esse pedaço de mata foi encontrado há dois anos quando Dieter Brepohl – segunda geração da família que dirige o spa –  sobrevoava a floresta de preservação e avistou lá de cima um fragmento de mata nativa com enormes copadas de Imbuias e Araucárias. Extasiado com a descoberta, chamou José Silva, coordenador de jardinagem e cuidados florestais da Lapinha e juntos se embrenharam na mata. A surpresa foi ainda maior, pois nesse pedaço de mata encontraram imbuias de mais de 1200 anos, cedros e araucárias centenárias, Xaxins com mais de 7 metros de altura e 400 anos de idade, tudo isso a beira de um riacho cristalino. Outra raridade encontrada foi uma pedra granítica, fruto do deslizamento por milhões de anos e uma centena de quilômetros do último período glacial.

Para oferecer essa vivência aos seus hóspedes, semanalmente a Lapinha realiza a Trilha das Imbuias, um passeio guiado dentro do bosque, em percurso de 1,5 km, para observação de árvores centenárias e para conhecer um pouco mais da rica botânica e fauna da região.  É possível, por exemplo, tocar e sentir a fragrância de um óleo de sassafrás e tornar a experiência ainda mais inesquecível.

Para ajudar a criar um plano de gestão e manejo dessa reserva, a Lapinha convidou a ONG ambientalista SPVS (Sociedade de Proteção a Vida Selvagem). O próximo passo é o aperfeiçoamento da trilha com roteiros educacionais, sinalização e elaboração de visitas experienciais.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto Divulgação

Comentários