logo

Telefone: (11) 3024-9500

Lançamento da Marca Guarulhos reúne convidados e destaca seus principais conceitos | Qual Viagem Logo

marca-guarulhos-2

Lançamento da Marca Guarulhos reúne convidados e destaca seus principais conceitos

8 de novembro de 2019

Na segunda-feira, 04/11, mais de 200 autoridades, empresários, formadores de opinião e membros da imprensa tiveram a experiência exclusiva de presenciar o lançamento da marca turística de Guarulhos. Já no início do evento modelos com máscaras guardavam a sete chaves os mistérios da marca criada pelo GRU Convention e Inspira Design. Logo na recepção todos os convidados foram convidados a um coquetel temático oferecido pelo hotel.

Com a produção e curadoria de Diego Dionísio, da agência Tádito, a programação musical e cênica foi pensada para trazer a experiência de uma viagem clássica ao contemporâneo da marca. Um cortejo clássico com malabaristas levaram os convidados do Foyer ao salão principal do hotel onde aconteceu a apresentação seguida de arte circense e bodypaint. Um violino e violoncelo deram os acordes iniciais da apresentação da marca entoando com instrumental a banda mais icônica de Guarulhos: “Os Mamonas Assassinas”. Em seguida a projeção mapeada da R1 audiovisual apresentou a formação das cores e slogan da Marca “Guarulhos: Todo mundo passa por aqui”.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Três chef´s renomados preparam um dos pratos típicos da cidade: o virado. A Chef Neguinha (do Nellius Grill e Ponto Ka) inovou na receita preparando um virado de linguiça artesanal, queijo canastra e cachaça de exportação. Outra receita criada por ela foi o Virado de Chuchu com Camarão, pois a cidade é um dos maiores produtores de chuchu do Brasil. Já o Chef Valdir (Hotel Marriott) preparou um bolinho de virado com feijão preto, inovação que encantou os paladares. O Chef Bruno Caraça (Tok D´Chef) apresentou uma versão contemporânea do virado com a gastronomia funcional e nutrigenômica – arte de elaborar comida saudável para pessoas com restrições alimentares.

William Paneque, que representou o Prefeito Guti na ocasião, dispensou elogios ao GRU Convention: “Tivemos aqui um exemplo de como se dá uma parceria e construção de propósitos entre entidades. Como atual gestor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDCETI -, nosso objetivo é criar este ambiente de negócios propícios ao desenvolvimento. E o turismo é uma das vocações de destaque da nossa cidade. Estamos apoiando o projeto da marca que já trabalha em parceria com o Departamento de Turismo e desenvolvendo ações para o crescimento de Guarulhos”.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

A primeira letra-caixa será implantada no marco zero e histórico do calçadão da Rua Dom Pedro. Junto com a letra caixa virá um projeto de requalificação do espaço urbano com bancos, plantas e toda uma ambientação para embelezar o primeiro shopping aberto da cidade. “O passo seguinte das letras caixas será a criação de um portal da marca, um site para que todos possam ter acesso e uso do novo ícone da cidade”, finaliza Danilo.

Principais conceitos da marca

Há um ano o GRU Convention (Guarulhos Convention e Visitors Bureau) vem conduzindo o projeto de branding da cidade de Guarulhos. Com a parceira da agência Inspira Design, do publicitário guarulhense Flavio Cantoni, a iniciativa começou com a primeira construção de um marco da cidade representado por sua logomarca.

As conexões da cidade: Guarulhos é um município histórico e dinâmico, uma das cidades mais antigas do Brasil, prestes a completar 459 anos, passou por todos os principais períodos econômicos do país, da extração e lavra do ouro do período colonial a construção de uma smartcity, do trenzinho da Cantareira (radicado na Música de Adoniram Barbosa: “Trem das Onze” até a implantação do maior aeroporto da América do Sul. Sob a luz dos historiadores da cidade, Guarulhos é um local de permanente trânsito, uma cidade que se reinventa e renova ao longo dos anos. Por todas as pessoas que passam por aqui (“Todo Mundo passa por aqui” é o slogan da campanha) e o cruzamento dos principais modais fazem do município um lugar de conexões, que se expressam na marca na junção de cada letra formando uma nova cor e um desenho integrado.

Diversidade: tal como a grande Cidade de São Paulo, é difícil retratar Guarulhos com um ícone e um único símbolo. São vários os marcos históricos e identitários da cidade revelando uma grande diversificação de povos e culturas. De origem indígena, os índios Maronomis – que posteriormente deram origem ao nome a cidade -, em alguns locais conhecidos como Maronomins, Guaronomins, e finalmente Guarulhos se originou sob o nome “Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos”. O primeiro encontro de povos os indígenas e os jesuítas europeus deram origem à formação dos povos da cidade. Posteriormente, a cultura africana trazida pela insensatez da escravidão, deixou até hoje marcos profundos na identidade local. Em momentos de valorização das etnias a cultura negra é uma das expressões importantíssima para a construção da cidade.

Já a partir do Século XIX e XX os imigrantes vieram a Guarulhos em busca de desbravarem a América. Agricultores, comerciantes, pequenos industriais deram início ao grande desenvolvimento e crescimento econômico da cidade. Não tem como descrever Guarulhos sem se dar conta destas riquezas culturais e que a cada dia passam por nossa cidade seja pelo aeroporto ou pelas estradas para conhecer o Brasil e mundo. É a conexão e riqueza cultural outro elemento forte marcado pelas cores da Letra.

Expressividade: 13ª economia do país, 1,31 milhão de habitantes, um parque industrial quase do tamanho do Uruguai, Guarulhos é uma cidade com peso e tamanho de estado. Maior cidade não capital do país, seja por preservar quase 33% do seu território com uma das maiores florestas urbanas do mundo, seja pela economia diversificada e em pleno crescimento com o maior aeroporto e principais rodovias do país, é uma gigante no cenário nacional.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários