logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça mais sobre a famosa ilha de Koh phi Phi Logo

koh-phi-phi

Koh Phi Phi, um pequeno pedaço do paraíso!

12 de maio de 2017

O que chamamos de Koh Phi Phi Island na verdade é um arquipélago formado por 6 ilhas. As duas ilhas maiores são as famosas Phi Phi Don e Phi Phi Leh e as outras quatro ilhotinhas menores são desabitadas: Mosquito, Bamboo e as Bidas (que são duas).

Além das famosas e lindíssimas praias, Koh Phi Phi também é conhecida por ser um lugar de muitas festas, baladas e de noitadas que terminam quase ao amanhecer.

Também é muito conhecida pela sua praia mais famosa: Maya Bay, cenário do filme “A Praia“, com Leonardo DiCaprio.

ko phi phi

Koh Phi Phi é reconhecida porque faz jus à sua fama e extrapola toda a beleza que você já imaginou antes de vê-la ao vivo. São muitas praias paradisíacas, pôr do sol estarrecedor, amanhecer mágico, águas azuis e cristalinas, view point magnífico, passeios surreais e mais um pouquinho que você só vai saber quando estiver lá.

ko phi phi foto

Como Chegar em Koh Phi Phi

Eu fui de Railay Beach para Koh Phi Phi, em um barco que fez o trajeto em cerca de 1h30. Comprei o ticket em uma agência de turismo da praia e segui as instruções para pegar o barco na West Beach.

Mas você ainda pode ir de:

Phuket

Ferries e speed boats saem diariamente de Phuket com destino a Phi Phi Don (Porto Tonsai). Os horários variam mas geralmente saem às 9, às 14h30 e às 15h.

Ko Lanta

Saídas do píer de Ko Lanta às 8h e às 13h. A viagem dura 1h10min, em média, é a viagem mais curta até Phi Phi.

Krabi

Saem às 9h, às 13h30 e às 15h. A viagem dura uma hora e meia, em média, e você pode comprar a passagem em agências de turismo.

ko phi phi map

Quantos dias ficar

Eu fiquei 3 dias e meio e ficaria mais, muito mais. Os 3 dias são necessários para você fazer os passeios mais importantes e conhecer os pontos mais interessantes da ilha. A questão é que Koh Phi Phi é tão apaixonante que você fica louca pra ter mais tempo e simplesmente passar o dia deitada na areia da praia apreciando aquele paraíso aos seus pés, literalmente.

Se me perguntasse qual seria o tempo ideal para ficar lá, eu diria que 1 semana. Eu sei que é muito tempo e que as vezes simplesmente não dispomos disso tudo ao longo de uma viagem já programada. Eu também não pude, mas foi meu desejo após conhecê-la….. Aquele lugar é demais!

Onde ficar

É importante entender que Koh Phi Phi tem duas regiões bem diferentes:

  • A do lado leste é a parte mais tranquila da ilha, com alguns restaurantes, agências de turismo, lojinhas e lanchonetes. É o lado de Tonsay, onde você desce no pier, logo que chega em Koh Phi Phi. É possível achar hotéis interessantes mais para o final da praia tanto do lado esquerdo quanto do lado direito.

Do lado esquerdo do Pier é ótimo para dar umas braçadas e fazer o exercício do dia!! Tem uma espécie de raia que possibilita uma bela natação no paraíso! :)

ko phi phi nadar

  • O lado oeste da ilha é o lado da bagunça, das festas, do barulho, da famosa pool party. Lá é onde a maioria dos turistas ficam, principalmente a garotada e a galera que gosta das badalas regadas a muito álcool, música e atividades noturnas na praia.

Como eu prefiro o silêncio à baladas, a natureza à músicas altas, ficar no lado leste foi a minha melhor escolha.
O trajeto entre um lado e outro é curto, dura no máximo 15, 20 minutos de caminhada, e é feito no meio de uma via de pedestres repleta de lojas, barracas e bares.

Festa na praia acontece dos dois lados, mas o ponto forte é o lado oeste, como já disse. A noite centenas de turistas bebem na areia enquanto músicas tocam em diferentes bares e restaurantes, show de malabarismo com fogos iluminam a praia e pequenas competições animam os mais descontraídos (ou alcoolizados, rs).

Em relação à praia, a do lado leste é sem dúvida muito melhor. De águas tranquilas, areia branca e com um azul inexplicável, é apta para mergulho tanto na maré baixa quanto na alta. Só não nade perto do pier, claro. Ali a água não é limpa por conta dos barcos que chegam de hora em hora no local.

Já a do lado oeste tem areia mais escura e na maré baixa a faixa fica bem extensa, o que dificulta um bom mergulho.

De qualquer forma, independente do lado que esteja hospedado, você estará bem localizado. O que vai depender mesmo é do perfil de estadia que prefere ter na ilha.

Onde fiquei em Koh Phi Phi

Eu fiquei no Phi Phi Andaman Beach Resort na TonSai Bay e simplesmente ADOREI o hotel!
Entendendo: esse hotel está na parte mais calma da ilha, lá no final de Tonsai, do lado esquerdo para quem olha para a praia.

Calmo, na beira da praia, com um café da manhã interessante com vista para o mar, sem barulho de festas e com um quarto excelente! Ah, sem falar na piscina…

ko phi phi hotel

ko phi phi limão

Custo benefício, localização e silêncio ganharam meu coração nesse hotel. Não trocaria ele pela parte mais movimentada da ilha, pois eu não vejo problema algum em caminhar e prefiro uma boa noite de sono no paraíso à uma balada na praia.

ko phi phi vista

Mas muitas pessoas optam por ficar no Ibiza hotel, que é o point das baladas na ilha. Lá é onde acontece a famosa pool party e está perto de todos os “eventos” que ocorrem na praia oeste. Muito barulho, muito movimento, muitos turistas.

Aí vai do seu gosto! :)

O que fazer em Koh Phi Phi

Acho que o primeiro dia é para você se ambientar na ilha, caminhar pelas vias que ligam os dois lados, conhecer as principais praias da redondeza e marcar seus passeios ao longo da sua estadia por lá.

Independente do lado que preferir se hospedar, é imprescindível um passeio pela Praia de TonSai, aquela que me hospedei.

ko phi phi barco

Quando conhecer Tonsai, aproveite para ir até  Long Beach e Loh Moo Dee.

Elas estão localizadas do lado esquerdo da praia de Tonsai (para quem está de frente para o mar). Siga e ache a trilha que leva até a Long Beach. Vá sem medo, subas as escadas, caminhe na areia, vá seguindo o movimento ou o espaço que mais se parece com uma trilha. Você passará por alguns hotéis à beira mar até chegar na descida para Long Beach.
Quando cheguei estava relativamente cheia e honestamente, não achei nada tão diferente da minha praia ali em Tonsai. Mas ok é linda de qualquer jeito, afinal estamos na Tailândia! Não deixe de ir!

ko phi phi mergulho

Depois de um mergulho segui trilha para a Loh Moo Dee, que já tinha recebido uma dica de ser linda e ainda menos explorada do que a maioria da região. A caminhada se estendeu por mais uns 20 minutos até que cheguei nesse pequeno paraíso:

ko phi phi coqueiro

Já era final da tarde, a maré estava baixa e não tinha quase ninguém por lá. Que PRAIAAAAA! Não sei explicar porque me apaixonei tanto por ela, porque de fato tem praias mais bonitas na região. Acho que foi o fato de estar praticamente vazia, um silêncio absoluto, uma calmaria e paz que me encantaram.
A água completamente límpida, o céu rosado no entardecer e a lua nascendo – QUE MOMENTO!

ko phi phi concha

ko phi phi eu

A trilha é tranquila, mas leva uns 40 minutos até chegar lá (a partir de Tonsai), e é uma ótima pedida para um exercício, certo?
Mas se você quiser ir de barco, também é tranquilo: pegue um na Long Beach ou em Tonsai e vá por um precinho bem camarada até lá.
Dura cerca de 15 minutos em um long tail, só não deixe de ir.   😉

ko phi phi mao

A noite aproveite para conhecer o movimento de Koh Phi Phi. Vá para o lado das festas e veja como a areia da praia fica lotada! Se preferir, procure um restaurante mais calmo (achará com mais facilidade no lado de Tonsai) e aproveite sua noite.
Veja se pretende fazer algum mergulho ou passeio específico e já feche o seu para o dia seguinte.

Passeio do Barco Pirata x Passeio dos Plânctons em Maya Bay

Eu juro que fiquei muito na dúvida se fazia o passeio do Barco Pirata ou não. Afinal, como esse passeio iria competir com um mergulho em Maya Bay para nadar com os plânctons?

Difícil escolha mas ponderei o seguinte:
O passeio com os plânctons era relativamente rápido, não é aquele mergulho que imaginamos de 2 horas nadando com milhões de pisca pisca azuis ao nosso lado. Na verdade não é bem assim. Além disso, seria noite de lua cheia, e quanto mais claro, pior para apreciarmos esse fenômeno. São luzes florescentes momentâneas e relativamente rápidas que conseguimos ver, não é algo de outro mundo. Mas veja bem, eu já vi eles em Barra Grande, na Bahia, então já tinha tido uma experiência pra chamar de minha.

Eu sei que tem gente que amou esse passeio e ficou completamente apaixonado. Tanto que além do bate e volta para nadar com os plânctons, é possível fazer o passeio em que você dorme no barco e tem uma experiência mais intensa por lá. Veja no site.

E o passeio do Barco Pirata? Parecia mais animado, incluía o pôr do sol em Maya Bay, almoço, bebidas no bar e o preço era mais atrativo. Pronto, escolhi ele.

Saímos na hora do almoço e voltamos no início da noite. O barco conta com uma estrutura super bacana, bar, música, snorkel e caiaque. O pessoal é animadíssimo, o passeio é lindíssimo e superou todas as minhas expectativas! Ele faz alguns passeios que a sua ida de long tail até Maya Bay também fará, mas são em condições diferentes e cada um deles te proporciona um olhar.
Desci na Monkey Beach, andei de caiaque, fiz snorkel, assistimos ao pôr do sol saindo de Maya Bay… Como não amar? E tudo isso ouvindo uma boa música, com pessoas do mundo todo e tomando seu drink/cerveja preferido!

😉

ko phi phi dome

ko phi phi macaco

ko phi phi remando

Voltando no Braco Pirata para Tonsay eu assisti a um dos entardeceres mais lindos da minha vida!!! De um lado o sol se pondo no mar, radiante, e do outro, a lua cheia nascendo esplendorosa ao lado de uma formação rochosa linda. Que momento especial, olha isso!!!

ko phi phi por do sol

ko phi phi sol barco

ko phi phi lua

Maya Bay +  Bamboo Island

Anote isso: vá para Maya Bay CEDO, CEDO, CEDO.

 

Clique aqui para continuar vendas maravilhas de Koh Phi Phi!

Luisa Galiza
Siga

Luisa Galiza

Colunista em Leve na Viagem
Apaixonada por viagens, fotografia e natureza, além de especialista em Gestão Cultural e adepta de uma alimentação saudável, criou o Blog Leve na Viagem para inspirar, dar dicas de roteiros e compartilhar bem-estar pelo mundo.

Instagram: @levenaviagem
www.levenaviagem.com.br
Luisa Galiza
Siga

Comentários