logo

Telefone: (11) 3024-9500

Kawagoe: um passeio pela história de Tóquio | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ key05

Kawagoe: um passeio pela história de Tóquio

23 de março de 2018

Kawagoe é um destino histórico do Japão. Localizada a cerca de 30 minutos de trem da capital, a cidade oferece um verdadeiro mergulho pela tradição e cultura antiga desta região. Por estar situado em um ponto chave ao norte de Edo (antigo nome de Tóquio), e estando ligada à ela pelo rio Shingashigawa e da estrada Kawagoe Kaido, o lugar se desenvolveu como uma importante cidade castelo.

Foto por Istock/ paylessimages

Foto por Istock/ paylessimages

Por lá, havia, historicamente, um vaivém contínuo de pessoas e bens, e toda a cidade fervilhava com um espírito entusiástico. Kawagoe possuía, assim, fortes laços financeiros e culturais com Edo, o que levou a que fosse chamada pelo nome carinhoso de Koedo, que significa “pequena Edo”. Já em pleno Período Meiji, era a principal cidade mercantil do Distrito de Saitama, tendo florescido como polo logístico do setor cerealífero, e sendo conhecida pelo fabrico de tecidos, tais como o Tozan (um tecido de algodão com padrão de riscas verticais).

Graças a toda essa ligação, o destino é considerado parada obrigatória para entender a história de Tóquio e do país.

Em suas ruas, casas de comércio com arquitetura típica kurazukuri – caracterizada pelos telhados pretos feitos de gesso – relembram o passado da capital. Mas é a torre Toki no Kane a grande atração da cidade. A torre, construída inicialmente há mais de 400 anos, sofreu um incêndio em 1893 e foi reconstruída com seus atuais 16,5 metros. Principal cartão-postal de Kawagoe, a torre do sino – que toca quatro vezes ao dia – continua, até hoje, indicando as horas aos moradores e turistas.

Foto por Istock/ tony740607

Foto por Istock/ tony740607

Ao redor da torre fica a maioria das kuras, depósitos centenários que hoje se transformaram em lojas e oficinas. Com clima de cidade pequena, o conjunto de construções bem preservado oferece uma verdadeira viagem no tempo da antiga Tóquio. É incrível pensar que a moderna capital japonesa tenha sido formatada naqueles moldes!

Foto por istock/ Nirad

Foto por istock/ Nirad

Outro lugar bastante interessante em Kawagoe é a Kashiya Yokocho, também conhecida como Penny Candy Alley. A famosa avenida conta com uma calçada revestida de vidro colorido onde se perfilam 22 lojas de doces tradicionais japoneses. As lojas, alinhadas ao longo desta avenida deixam um gosto simples e nostálgico de tempos passados. Assim que se entra numa destas lojas, qualquer pessoa volta a sentir-se novamente uma criança. Este é o local onde todas as gerações se entusiasmam, tanto as crianças que não conhecem os doces tradicionais como os adultos que têm saudades deles. Não deixe de experimentar os de batata doce – maior produção local.

Foto por IStock/ Phurinee

Foto por IStock/ Phurinee

Para um roteiro rápido pela cidade, que percorra todos os principais pontos turísticos, a dica é utilizar o loop bus, um ônibus em estilo vintage. Os programas mais conhecidos são o “Koedo Loop Bus” e o “Koedo Famous Spots Loop Bus”, para realmente mostrar aos turistas os locais famosos.

Graças ao seu cenário, que inclusive foi palco para gravações da tv japonesa, Kawagoe atrai cada vez mais turistas. Mas é em outubro que suas ruas ficam cheias de visitantes, que chegam para o Festival de Kawagoe. Considerado Patrimônio da Cultura Popular Imaterial desde 2005, o evento teve origem em 1648, quando o chefe do clã Kawagoe, Nobutsuna Mastudaira Izunokami, ofereceu artefatos religiosos, tais como um santuário móvel e uma máscara de leão, ao Santuário de Hikawa.

Foto por IStock/ paylessimages

Foto por IStock/ paylessimages

Hoje, a principal característica do Festival de Kawagoe é o evento dos carros alegóricos, que interpretam o “Tenka Matsuri” da era Edo. As ruas da Pequena Edo são percorridas pelos esplêndidos carros alegóricos com bonecos finamente trabalhados. Diversos carros alegóricos se cruzam, impressionando os espectadores com a magnitude de sua escala. E a grande atração da festa é o “Hikkawase”, quando os carros alegóricos se enfrentam com flautas, tambores e dança (ritmo HAYASHI), enquanto os participantes levantam as lanternas encorajando com suas vozes.

Em Kawagoe, ainda é possível experienciar um Japão tradicional e verdadeiro que não irá encontrar em Tóquio. E porque não  visitar os templos e aprender um pouco sobre a herança histórica, provar comida japonesa num autêntico restaurante japonês e passar algum tempo a relaxar enquanto absorve as sensações Edo?

Como chegar

A viagem a partir do Aeroporto de Narita leva cerca de uma hora pelas linhas Keisei e JR Yamanote até a estação de Ikebukuro. Depois são mais 30 minutos até Kawagoe, pela linha Tobu Tojo.

Onde ficar

Kawagoe Prince Hotel

Wakatake Ryokan

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ key05

Comentários