logo

Telefone: (11) 3024-9500

Jogos Rio 2016 melhoraram opinião de estrangeiros sobre o Brasil | Qual Viagem Logo

Rio de Janeiro, Brazil - February 9, 2016: Tourists at the Christ the Redeemer statue atop the Corcovado Mountain in Rio de Janeiro, Brazil.

Jogos Rio 2016 melhoraram opinião de estrangeiros sobre o Brasil

29 de setembro de 2016

O TripAdvisor®, site de planejamento e reserva de viagens, revela como o maior evento esportivo do mundo afetou a percepção dos viajantes estrangeiros sobre o Brasil. Segundo levantamento, 73% dos usuários já possuíam uma opinião positiva ou neutra sobre o país antes dos jogos. Após o evento, 8% dos turistas mudaram de opinião sobre o Brasil como destino turístico de negativa para positiva, e outros 21%, de neutra para positiva.

Rio de Janeiro, Brazil, 16 June 2016: View of the port area of the Olympic city Rio de Janeiro. During the 2016 Olympic Games, the site will have an Olympic boulevard where will the Olympic cauldron. The site is one of the main attractions of central Rio and has museums, bars, restaurants and cultural events.

Foto por iStock / luizsouzarj

O estudo analisou a percepção de quase 13 mil usuários globais do TripAdvisor em 16 países, que assistiram, leram ou ouviram algum conteúdo relacionado ao Brasil durante os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo levantamento da Riotur, 1,41 milhão de turistas visitaram o Rio de Janeiro entre agosto e setembro deste ano, sendo 427 mil deles estrangeiros.

Viajantes da Índia e Itália foram os mais afetados positivamente pela cobertura do evento no Brasil, com 54% e 43%, respectivamente, mudando suas opiniões sobre o país como um destino turístico de negativa para positiva, ou de neutra para positiva. Na sequência, estão os turistas do Reino Unido, Singapura, Indonésia, Malásia e Tailândia (todos com 40%). Os principais motivos a cativar os entrevistados estrangeiros foram as paisagens e cenários brasileiros (77%), atrações e pontos de interesse culturais (62%) e o povo brasileiro (51%).

Entre os usuários globais, 54% disseram que nunca haviam considerado viajar para o Brasil antes do evento. Porém, 15% deles responderam que após os jogos podem cogitar uma visita ao país no futuro — entrevistados da Índia foram os mais afetados: depois da competição, 37% considerariam o Brasil para a próxima viagem.

Os destinos nacionais que mais atraem interesse entre os estrangeiros são Rio de Janeiro (78%), Floresta Amazônica (51%) e São Paulo (48%). O Rio também é a cidade mais visitada entre os que já vieram ao país (70%) — e 88% dos turistas que conhecem o Brasil dizem que voltariam no futuro. Segundo os usuários do TripAdvisor, o Brasil é um bom destino para conhecer com o parceiro (42%) ou um grupo de amigos (40%).

“Nossos dados mostram que o maior evento esportivo do mundo teve um impacto positivo na percepção dos turistas sobre o Brasil. Com 88% dos entrevistados afirmando que tiveram contato com os jogos, o Brasil foi capaz de inspirar mais viajantes a visitar o país, fato que pode influenciar o turismo nos próximos anos”, afirma Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil. “Essa opinião é compartilhada pelos brasileiros, com 76% deles acreditando que o evento trará um legado positivo para o país.”

Percepção dos brasileiros

Rio De Janeiro, Brazil - February 10, 2016: People watching sunset on iconic Ipanema Beach in Rio de Janeiro. Rio will host 2016 Summer Olympic Games.

Foto por iStock / marchello74

O evento esportivo também foi considerado positivo pelos usuários brasileiros. Na pesquisa, 90% disseram que acham que o país pode receber mais viajantes de outros países depois dos jogos. Segundo eles, as competições revelaram um lado bonito do país que irá inspirar viajantes de outros países, e 77% defendem que o povo brasileiro é o maior responsável por cativar o interesse dos turistas estrangeiros.

Além disso, 70% dos brasileiros concordam que o evento ajudou a melhorar a qualidade geral dos serviços — 56% aplaudem as melhorias no transporte público, e 54% estão felizes com os novos centros esportivos para atletas e torcedores.

Os brasileiros também claramente foram contaminados pelo espírito esportivo: 43% deles disseram que vão considerar viajar para Tóquio para assistir as competições de 2020.

Globalmente, 52% dos turistas responderam que eles “iriam definitivamente” ou “provavelmente iriam” a Tóquio em 2020. O índice é ainda maior nos países próximos da cidade-sede: 100% dos entrevistados da China e Sudeste Asiático (Singapura, Indonésia, Malásia e Tailândia), e 87% dos japoneses afirmaram que planejam viajar para Tóquio daqui a quatro anos.

O TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo, no qual os viajantes podem ter acesso a milhões de avaliações e reservar a próxima viagem.

Metodologia: pesquisa realizada com 12.704 usuários do TripAdvisor de 16 países (Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Rússia, Austrália, Japão, China, Singapura, Indonésia, Malásia e Tailândia), entre os dias 12 e 20 de setembro de 2016.

Fonte: comScore Media Metrix para os sites do TripAdvisor, âmbito internacional, maio de 2016. Dados TripAdvisor, 2º trimestre de 2016.

©2016 TripAdvisor, Inc. Todos os direitos reservados.

Mais informações em: tripadvisor.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / rmnunes

Comentários