logo

Telefone: (11) 3024-9500

Jaipur: a cidade mais colorida da Índia | Qual Viagem Logo

Jaipur - December 15, 2017: The crowd and vehicles in front of Hawa Mahal, India at the evening.

Jaipur: a cidade mais colorida da Índia

20 de setembro de 2019

A Índia é cheia de coisas impressionantes e consegue fascinar os turistas com a quantidade de belíssimas construções e cultura singular. Em Jaipur, não seria diferente. Fundada em 1727 por Maharaja Sawai Jai Singh, a cidade foi construída para substituir Amber, a antiga capital que hoje faz parte de Jaipur, como um de seus principais atrativos.

Após crescer consideravelmente durante os anos 90 e ficar conhecida como a “cidade cor-de-rosa”, a capital do Rajastão é um destino exótico que atrai muitos turistas a cada ano.

O Hawa Mahal, ou “Palácio dos Ventos” em tradução livre, é o cartão-postal de Jaipur. O edifício de cinco andares foi construído em 1799 e decorado com 953 janelas, para que as mulheres Rajput que não tinham permissão para aparecer em lugares públicos pudessem assistir a procissões reais e ao dia a dia da cidade.

Bem próximo do Hawa Mahal está o Palácio da Cidade. O local serviu como sede do poder para o marajá de Jaipur e, até hoje, uma parte do Palácio não tem o acesso permitido para visitantes, pois ainda desempenha a função de residência para a família real de Jaipur. No entanto, as partes que estão abertas valem a visita.

Foto via iStock por Byelikova_Oksana

Foto via iStock por Byelikova_Oksana

Construído em 1572 no meio de colinas em frente ao lago Maota, o Palácio e Fortaleza de Amber recebe o nome de Amba, a deusa do clã Meena. O complexo possui uma mistura incrível da arquitetura hindu e muçulmana e foi usado como a residência principal dos Rajput Maharajas por muitos anos.

O local serviu de locação para diversos filmes e séries e foi pano de fundo da novela “Caminho das Índias”. Em 2013, o Forte de Amber entrou para a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e hoje é a principal atração turística de Jaipur.

Foto via iStock por VladimirSklyarov

Foto via iStock por VladimirSklyarov

Construído em 1876 para funcionar como um Centro de Artes Industriais e exibir produtos dos artesãos locais, o Museu Albert Hall figura entre uma das principais construções arquitetônicas de Jaipur. Hoje, o espaço abriga diversas esculturas de artistas nacionais e internacionais, arte em metal, cerâmica, marfim e mármore, pinturas em miniatura, vestuário e têxteis de diferentes épocas, tapetes milenares e joias do século XIX.

O Templo de Galtaji é um local de peregrinação hindu pré-histórico. Situado em meio às colinas de Aravalli, o santuário se parece muito com os palácios que podem ser encontrados no centro turístico da cidade.

Foto via iStock por J-Palys

Foto via iStock por J-Palys

O complexo do templo possui fontes naturais de água doce e sete santos “kunds”, que, segundo a mitologia, fornecem água infinita para o local. Além disso, por estar nas proximidades de uma floresta, existem diversos bandos de macacos que ficam ao redor de Galtaji.

O Forte de Jaigarh está localizado a uma altitude de 500 metros acima do nível do mar no meio das Colinas das Águias. O local era utilizado como um armazém de armas e atualmente abriga diversos itens que foram utilizados na guerra, incluindo o maior canhão do mundo, o Jaivana Cannon.

Foto via iStock por Elena Odareeva

Foto via iStock por Elena Odareeva

Hoje, além do museu de armamentos, o Jaigarh é um ponto de observação da natureza exuberante que cerca o ambiente. As janelas feitas de treliças permitem que o visitante tenha uma visão completa do exterior.

É em Jantar Mantar que está o maior relógio de sol do mundo. Além de ser considerado um dos maiores observatórios do mundo, o complexo entrou para a seleta lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Foto via iStock por Meinzahn

Foto via iStock por Meinzahn

Anualmente o ambiente é renovado pelo governo para oferecer medições ainda mais precisas sobre o tempo, declinação do sol e as posições das constelações, além de analisar diversos fenômenos astronômicos.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por iWinStock

Comentários