logo

Telefone: (11) 3024-9500

Já esteve na surpreendente Ilha de Páscoa? | Qual Viagem Logo

Ilha de Páscoa

Já esteve na surpreendente Ilha de Páscoa?

12 de maio de 2014

É no mês de fevereiro que turistas de diversas partes do mundo reúnem-se na Polinésia para participar do Tapati Festival. Tradicional, o evento demonstra a forte cultura exótica dos nativos, além de ser uma boa oportunidade de ver de perto os inacreditáveis moais – estátuas gigantescas produzidas de pedra de vulcão, conhecidas como as famosas “cabeças da ilha”, consideradas Patrimônio Mundial, pela Unesco. Se ainda não esteve por lá, é hora de ir!


Uma celebração da cultura Rapa Nui (habitantes da Ilha de Páscoa), no Chile é realizada há 44 anos e tem sido foco de turistas em busca de experiências bem diferenciadas: conhecer e participar de toda uma cultura própria dos nativos, no tradicional Tapati Festival, de 1º a 15 de fevereiro.

Quem programa sua estadia nesse período, assiste aos principais atrativos do festival como cantos rituais, mostras de arte, competições de escultura e até corrida de barcos.

Mesmo sendo do Chile, a Ilha de Páscoa fica na Polinésia e sua população tem traços físicos e tradições típicas da região. Como o Carnaval para os brasileiros, o Tapati é o principal festival da ilha e os turistas podem participar com as fantasias locais e pinturas corporais chamadas “takona”. Sem contar que, a ilha, proporciona beleza natural impressionante.

Atrações

Qual_Ed3-76Uma dos destaques do evento é o Tau’a Rapa Nui. Espécie de triatlon, a prova é realizada na cratera do antigo vulcão Rano Raraku. Com cerca de 20 minutos de duração, a disputa inclui as modalidades Vaka Ama (canoagem em pequenos barcos de totora), natação com pora (uma prancha também de totora) e Aka Venga (uma corrida de “equilíbrio” com dois cachos de bananas sobre os ombros).

Uma competição que também chama a atenção do público é a Haka Pei. Montados em troncos de bananeiras, jovens deslizam uma encosta de 45º e a 120m no cerro Pu’i. A velocidade da descida chega até 80km/h.

Outras atrações são os grupos de dança e apresentações de “riu”, com corais que interpretam musicais ancestrais do local e lendas da cultura nativa. Momento bastante aguardado do evento, um concurso de rainha do festival chama a atenção pela beleza das concorrentes.

Ilha

Qual_Ed3-74Situada no sul do Oceano Pacífico e a 3,7 mil km da costa chilena, a Ilha de Páscoa é um paraíso de 118km2 com paisagens naturais deslumbrantes, hospitalidade e belas praias, como a tranquila Anakena. Os atrativos mais emblemáticos são os moais, estátuas gigantescas produzidas de pedras do vulcão Rano Raraku. Também conhecidas como “cabeças da ilha”, as estátuas são consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco e foram construídas entre 1200 e 1500 d.C. pelos nativos. A maioria mede de 4,5m a 6m de altura. A maior delas mede mais de 20m de altura.

Com excelentes trilhas que podem ser percorridas a pé, de bicicleta e até a cavalo, a ilha tem opções fascinantes como passeios de caiaque e uma volta por áreas repletas de grutas. A única cidade da região é Hanga Roa, que tem aeroporto, restaurantes e uma rede hoteleira.

 

Hospedagem

Qual_Ed3-75Como sugestão de hospedagem, uma ótima opção é o sofisticado Hangaroa Eco Village & Spa. Localizado a apenas 1km do aeroporto, o hotel 5 estrelas tem uma arquitetura inspirada em uma aldeia da ilha. De decoração minimalista que mescla elementos rústicos e elegantes, o empreendimento tem 75 quartos. O espaço conta com um SPA, piscinas, restaurante, bar piscina e salões de eventos, um auditório que também serve de cinema.

Informações: www.hangaroa.cl

Comentários