logo

Telefone: (11) 3024-9500

Itatiaia preserva Parque Nacional e tem turismo diversificado | Qual Viagem Logo

119370412_094a1688ae_z

Itatiaia preserva Parque Nacional e tem turismo diversificado

28 de dezembro de 2015

O nome Itatiaia vem de origem tupi e significa pedra cheia de pontas e parece que caiu como uma luva para a privilegiada região. O destino é município do estado do Rio de Janeiro e situa-se na divisa do Rio com Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. O município é emoldurado pelo Parque Nacional do Itatiaia, sendo a principal porta de entrada para a reserva, famosa por suas imensas formações rochosas.

4348736184_85c179c4b7_z

Foto via Flickr Daniel Pascoal

O Parque é dividido em duas partes, a parte baixa e a parte alta. A parte baixa tem como atrativos a Lagoa Azul, as cachoeiras Poranga; Itaporani e Véu da Noiva, os Três Picos, o Complexo Maromba com a piscina natural do Maromba a Pedra de Fundação e o Mirante do Último Adeus. Já na parte alta encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos, onde nascem rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Grande E do Paraíba do Sul.

7236895438_5dcf7e91e8_z (1)

Foto via Flickr Fred Schinke

Entre os esportes mais praticados em Itatiaia estão as caminhadas e as escaladas no Parque Nacional. A parte baixa conta com trilhas fáceis que levam a belas cachoeiras e mirantes; enquanto na parte alta o caminho leva a picos de quase três mil metros de altitude, descobrindo paisagens extraordinárias.

Dentro do Parque são encontradas belas peças de artesanato como mandalas, escudos, esculturas, pinturas e fotografias que podem ser encontradas no ateliê Vivart, que tem exposição permanente e funciona aos fins de semana e para visitas de segunda a sexta, solicitando o agendamento com antecedência.

Grande parte das acomodações na cidade oferecem aos hóspedes pensão completas. Alguns restaurantes de hotéis que ficam dentro do Parque são abertos ao público com o objetivo de varias nos sabores, porém outra alternativa fica em Penedo, uma colônia finlandesa a 13 km de distância, que oferece em seus cardápios pratos inspirados em receitas alemãs, suecas e escandinavas e pratos á base de trutas frescas.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque via Flickr SergioAraujoPereira

Comentários