logo

Telefone: (11) 3024-9500

Itaituba (PA) tem cavernas, lagos e belíssimas praias fluviais | Qual Viagem Logo

itaituba-macio-ferreira-agencia-para-1

Itaituba (PA) tem cavernas, lagos e belíssimas praias fluviais

31 de maio de 2017

A cidade de Itaituba, no Pará, é conhecida pela intensa atividade de mineração de ouro no Vale do Rio Tapajós e pela sua grande diversidade de paisagens naturais. Há praias de rio que se formam durante a época de seca, além das corredeiras localizadas próximas ao distrito de São Luiz do Tapajós.

Foto por Mácio Ferreira / Agência Pará

Foto por Mácio Ferreira / Agência Pará

Itaituba possui boa estrutura hoteleira para receber turistas e visitantes, contando com diversos hotéis que vão de uma a quatro estrelas. A cidade apresenta também grande potencial ecoturístico, onde estão incluídos atrativos de exuberante beleza, como cavernas, cachoeiras, fontes de águas minerais e termais, além de uma grande quantidade de praias de água doce e lagos, localizados principalmente próximos a sede do município.

Foto por Mácio Ferreira / Agência Pará

Foto por Mácio Ferreira / Agência Pará

Destacam-se também as suas belas ilhas ao longo do Rio Tapajós, que por sua vez nos meses de agosto, setembro e outubro apresentam-se com águas esverdeadas e cristalinas, devido à formação rochosa do fundo do rio – característica encontrada somente nessa região. Vale conferir também os atrativos de Itaituba para o turismo de pesca esportiva, com destaque para os grandes tucunarés no Lago do Jacaré (acesso via barco subindo o Rio Tapajós).

Já a Caverna Paraíso está localizada a cerca de 90 km do centro da cidade. Além dessas maravilhas, podem-se encontrar rios subterrâneos que são formações características de cavernas em rochas calcárias. É importante ressaltar que o local é considerado como a primeira caverna em calcário catalogada na Amazônia. Aproveite para explorar o Parque Nacional da Amazônia, com seus 994.000 hectares de vasta floresta tropical mista e matas aluviais, igapós ricos em açaí e buriti, com numerosas formações geológicas de distintas idades.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Mácio Ferreira / Agência Pará

Comentários