logo

Telefone: (11) 3024-9500

Itaipu também é atração turística | Qual Viagem Logo

iStock_000033052566_Small

Itaipu também é atração turística

18 de abril de 2016

Foz do Iguaçu é um dos maiores destinos turísticos do país, graças às belezas naturais da região, que têm como ponto alto o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas, consideradas uma das novas sete maravilhas do mundo. Há ainda outras atrações, como o Complexo Turístico Itaipu, administrado pela binacional de energia, que se consolidou como uma bem sucedida iniciativa turística dentro da área da usina.

FOZ DO IGUAZU, BRAZIL, APRIL - 2015 - Group of tourist crossing the installations of the Itaipu dam in the brazilian border.

Foto por iStock / Rudimencial

Este ano, o Complexo Turístico Itaipu recebeu da Organização Mundial de Turismo o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação. Não faltam motivos para isso. Primeiro, o local oferece uma vista panorâmica, oportunidade para o turista observar a grandiosidade da usina de diversos ângulos: os mirantes, a gigantesca barragem com 8 km de extensão e 196 metros de altura, o reservatório do Lago de Itaipu e os condutos forçados, por onde flui a água que gera energia para o Brasil e o Paraguai.

No passeio chamado Circuito Especial, além de observar os mirantes e ter uma visão geral da usina, o visitante conhece o interior da hidrelétrica e vê de perto as majestosas catedrais de concreto, os condutos forçados e a sala de comando central, até chegar ao eixo de uma turbina em funcionamento. Uma experiência técnica e turística única.

iStock_000019712002_Small

Foto por iStock / fotoember

O Refúgio Biológico Bela Vista oferece passeio pelas áreas de conservação ambiental de Itaipu. Um contato direto com a natureza, para conhecer as ações ambientais propostas pela usina e interagir com o meio ambiente. Durante a caminhada pela floresta nativa do Refúgio Biológico, podem ser avistadas mais de 960 espécies distintas de plantas e de animais protegidos.

Já o Ecomuseu é um passeio virtual pela história da região e do início da construção de Itaipu. O museu expõe objetos de época, fotos, apresentações multimídia e réplicas de equipamentos utilizados. O visitante pode ainda caminhar sobre uma grande maquete da região da Bacia do Rio Paraná. No Porto Kattamaram, é possível embarcar em uma viagem pelo Lago de Itaipu em embarcação com convés aberto, bar americano, restaurante e solário, para contemplar a exuberante paisagem do reservatório da maior hidrelétrica do mundo em geração de energia.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / nicolasdecorte

Comentários