logo

Telefone: (11) 3024-9500

Itá: águas termais, aventura e ecoturismo em Santa Catarina | Qual Viagem Logo

Foto por Santur/ Markito

Itá: águas termais, aventura e ecoturismo em Santa Catarina

28 de junho de 2017

A cidade, localizada no Vale do Contestado, em Santa Catarina, foi fundada por migrantes gaúchos e passou por uma inundação para a construção da Usina Hidrelétrica de Itá. Em 1996, a nova cidade foi inaugurada para receber os moradores. A reconstrução do município, cercado por montanhas e florestas nativas, foi a oportunidade para a criação de novos atrativos turísticos, como os parques de águas termais e o próprio lago da usina.

Foto por Santur/ Markito

Foto por Santur/ Markito

Perfeito para ecoturismo, o destino se destaca principalmente por conta das estâncias termais que abriga. O Termas de Itá, por exemplo, é um complexo que reúne oito piscinas com água termal, além de estrutura de lazer e hospedagem. A cidade ainda tem um parque mantido pela prefeitura, que passa por manutenção e está prevista para reabrir em novembro deste ano.

Foto por Santur/ Markito

Foto por Santur/ Markito

Para os mais aventureiros, o lugar oferece atividades como tirolesa, arvorismo, trekking e rapel. A agência Adrenalina Adventure Sports realiza o famoso circuito de tirolesa, com cerca de 2,5 km de extensão. O trajeto começa em Itá, passa sobre o Rio Uruguai e termina no Rio Grande do Sul. A velocidade de descida pode chegar a 100 km/h, podendo ser realizada individualmente, em grupo, com paraquedas ou com parada no caminho para fazer rapel e voltar de lancha.

As atividades são feitas com equipamento de segurança reforçado e acompanhadas por profissionais credenciados. O viajante deve entrar em contato com a operadora antes de se dirigir ao local.

Outro ponto interessante para quem gosta de interagir com a natureza é o Zoo Park Itá, onde fica o circuito de arvorismo e a prainha do lago, ideal para rafting e canoagem.

Foto por Santur/ Markito

Foto por Santur/ Markito

Visitando a cidade, vale a pena conhecer também as Torres da Antiga Igreja Matriz, unicas reminiscências da antiga Itá que podem ser vistas ainda hoje na represa da Usina Hidrelétrica de Itá; e as casas da memória Alberton e Camarolli.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Santur/ Markito

Comentários