logo

Telefone: (11) 3024-9500

Istambul: a cidade encantadora e exótica entre a Europa e a Ásia | Qual Viagem Logo

iStock_000015772372_Medium

Istambul: a cidade encantadora e exótica entre a Europa e a Ásia

4 de janeiro de 2016

Dividida entre dois continentes – Ásia e Europa –, Istambul é a maior cidade da Turquia. O lugar preserva o passado e, ao mesmo tempo, revela atmosfera descontraída. É surpreendente e encantadora.

O centro histórico da cidade, onde estão as mesquitas e os tradicionais bazares, convive em harmonia perfeita com o perfil cosmopolita dos demais bairros, repletos de lojas modernas, vida noturna agitada e rica programação cultural. Bares, restaurantes, praças e parques rendem passeios inesquecíveis. Repleta de palácios, mesquitas, igrejas e bazares históricos, a cidade tem uma atmosfera mágica e singular.

Foto via pixabay.com

Foto via pixabay.com

Entre as principais atrações da cidade está a Mesquita Azul. Conhecida pelos azulejos azuis, esta mesquita é formada por seis torres (as chamadas minaretes), que dominam a paisagem do centro de Istambul. O local abriga arte muçulmana e se tornou uma das mesquitas mais visitadas da cidade – planeje-se com antecedência.

Esta pode ser uma boa pedida para você conhecer de perto a arquitetura local e os costumes religiosos. As mulheres devem utilizar véu durante a visita. Quem não quiser entrar, pode capturar belas imagens e aproveitar a praça e o jardim do lado de fora.

Foto via pixabay.com

Foto via pixabay.com

Em Istambul, o Oriente e Ocidente estão divididos pelo Estreito de Bósforo. Pare sobre uma das pontes ao entardecer e observe suas margens iluminadas por uma delicada luz avermelhada refletindo sobre o que foi a capital do Império Romano, de Bizâncio e do Império Otomano. O visual é deslumbrante e o cenário da antiga Constantinopla retrata o esplendor da cidade, que teve passado glorioso com 2 mil anos de história e hoje vive dias de modernidade e efervescência.

E imperdível também é a visita a um dos maiores e mais antigos mercados do mundo: o Grande Bazar. Prepare-se para encontrar um pouco de tudo e andar muito por entre as inúmeras ruas que lembram um labirinto. Encontre joias, roupas, artigos de decoração e antiguidades. O complexo, que recebe cerca de 400 mil pessoas por dia, também abriga duas mesquitas.

Foto via Flickr Julio Roman Fariñas

Foto via Flickr Julio Roman Fariñas

Vale a pena visitar ainda a antiga basílica, também chamada de Hagia Sophia, que funciona atualmente como museu. Além da beleza arquitetônica da construção, a igreja transformada em mesquita é tombada como patrimônio cultural pela Unesco e tem grande importância para a história da Turquia, pois representa a harmonia entre cristianismo e islamismo. Ao longo de sua história, passou por incêndios, demolições e reformas. Acredita-se que a primeira construção tenha ocorrido em 360, durante o Império Romano.

Como chegar

O Aeroporto Internacional Ataturk está localizado a 20 quilômetros do centro de Istambul e é servido por uma estação de metrô, interligada com uma estação de bondes (Tram). E há ainda a opção de chegar via Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen, que está localizado a 40 quilômetros do centro de Istambul e o viajante pode chegar até a cidade por táxi ou ônibus do sistema público IETT.

Onde ficar

Swissotel The Bosphorus Istambul – swissotel.com/hotels/istanbul/

Hotel Yasmak Sultan – hotelyasmaksultan.com

Texto por Eliria Buso com informações cvc.com.br

Foto destaque via Istock/  Luciano Mortula

Comentários