logo

Telefone: (11) 3024-9500

Inverno mágico no Canadá | Qual Viagem Logo

c130002_067rr

Inverno mágico no Canadá

11 de outubro de 2017

Da Aurora Boreal aos incríveis eventos de Natal e Réveillon, descubra por que visitar o Canadá durante o inverno é uma experiência imperdível.

O espetáculo da Aurora Boreal

No meio da noite, em uma região coberta por neve e gelo, você olha para o céu e se depara com luzes vibrantes que dançam suavemente em tons de verde, roxo e rosa. O fenômeno da Aurora Boreal é sem dúvida um dos mais belos do planeta. E a região norte do Canadá é um dos melhores lugares do mundo para avistá-la, graças à proximidade com o Ártico e à vastidão da natureza.

Diferente do que muitos acham, o frio não é requisito para que o fenômeno seja visível, mas sim noites bem escuras, fora de centros urbanos, e com o céu limpo. Porém, enfrentar as baixas temperaturas é inevitável, já que a Aurora Boreal acontece em latitudes árticas e subárticas e é mais comum entre setembro e abril – exatamente nos meses mais frios do ano nessa região do planeta. Antes da viagem, vale ficar atento às previsões do tempo e da aurora.

No Canadá, o território de Yukon, localizado no extremo noroeste do país, oferece incríveis exibições da Aurora Boreal, ou Luzes do Norte, do outono à primavera. Viajar para lá é a garantia de ter uma experiência autêntica. Você pode ficar hospedado em Whitehorse, capital de Yukon, e contratar agências que te levam à noite a lugares mais afastados, longe das luzes da cidade. Geralmente, o grupo do passeio tem acesso a uma cabana aquecida, snacks e bebidas quentes.

Outra opção é se hospedar em plena natureza selvagem, em lodges de madeira aconchegantes ou até mesmo em resorts que oferecem todo o conforto e estrutura. Em Yukon, também é possível avistar a Aurora Boreal em outras cidades, como a histórica Dawson City, em Klondike, coração da Corrida do Ouro do final do século XIX, ou ainda fazer passeios durante o dia em motos de neve ou nos tradicionais trenós puxados por cachorros.

Já nos Territórios do Noroeste, região vizinha a Yukon, os tours para contemplar a Aurora Boreal costumam sair da capital, Yellowknife. Nos arredores da cidade, será inaugurado no ano que vem o Skywatch Lodge & Spa, hotel de luxo da rede Solstice Destinations cujas suítes terão claraboias e janelas do chão ao teto, perfeitas para avistar as Luzes do Norte.

Fim de ano ao estilo canadense

O inverno no Canadá ganha uma atmosfera toda especial no final do ano, com as ruas decoradas e festividades por todo o país. Nessa época, o centro histórico da Cidade de Québec, por exemplo, se transforma em um vilarejo natalino cheio de charme europeu. Milhares de luzinhas de Natal tomam as ruas e as fachadas de prédios públicos, lojas e monumentos. Confira o Mercado de Natal Alemão na Place de l’Hôtel-de-Ville, a pista de patinação no gelo na Place D’Youville e o festival de luzes QuebecAdabra!. Em Montreal, há vários eventos temáticos, como o Merry Montreal e o Noël sur l’Avenue, além dos mercados de Natal.

Capital do Canadá, Ottawa começa a temporada de fim de ano com o Christmas Lights Across Canada, quando são acessas milhares de luzinhas e imagens são projetadas nos prédios do Parliament Hill. Em Toronto, as tradições natalinas incluem a festa de iluminação da árvore de Natal oficial da cidade com show de fogos de artifício, a pista de patinação no gelo no Nathan Phillips Square, um espetáculo de luzes às margens do Lago Ontário, o desfile do Papai Noel pelas ruas do centro e o Mercado de Natal de Toronto.

Foto por iStock / Niloo138

Foto por iStock / Niloo138

Em Niagara Falls, acontece o Winter Festival of Lights. Entre as atrações do evento estão espetaculares shows de fogos de artifício sobre as Cataratas do Niágara. Já em Vancouver, além de curtir o Mercado de Natal, admire as decorações feitas com milhões de luzinhas no Stanley Park, no VanDusen Botanical Garden, na Grouse Mountain e até em um desfile de barcos iluminados sobre a água.

Famoso destino de inverno, Whistler recebe vários eventos nessa época, inclusive um dos mais curiosos do fim de ano, no qual dezenas de pessoas vestidas de Papai ou Mamãe Noel esquiam pela montanha, pois ganham o direito de subir até o topo de graça.

Foto por iStock / tiger_barb

Foto por iStock / tiger_barb

Nas maiores cidades do país, o Réveillon é marcado por celebrações de todos os tipos, com destaque para as grandes festas ao ar livre que culminam em incríveis espetáculos de fogos de artifício à meia-noite. São abertas ao público e atraem pessoas de todas as idades. Isso já é tradição em destinos como Toronto, Vancouver, Halifax, Ottawa, Montreal, entre outros. Além disso, muitos hotéis famosos oferecem elegantes bailes de Réveillon.

Informações

Saiba mais sobre o destino em: exploreocanada.com.br

Solicite a Autorização Eletrônica de Viagem para o Canadá em: cic.gc.ca/english/visit/eta-start-br.asp

Foto destaque por: CANADIAN TOURISM COMMISSION

Comentários