logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ilhabela promove o turismo ecológico - (SP) | Qual Viagem Logo

Great Egret and Vila (Village) Skyline in Ilhabela - Ilhabela, Sao Paulo, Brazil

Ilhabela promove o turismo ecológico – (SP)

18 de outubro de 2019

O Festival de Aves de Ilhabela é mais um passo no caminho de posicionar o município como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Para isso, prepara estrutura para receber os turistas de Birdwatching no Parque Estadual, que ocupa 85% do território da ilha. No local, serão construídas seis torres dentro do espaço de preservação da Mata Atlântica, além de outras iniciativas que fazem parte do convênio assinado entre a Prefeitura e a Fundação Florestal. A intensa programação começa nesta sexta-feira (18) e tem atividades espalhadas pela cidade, com palestras, minicursos, fam-trips, cinema, oficinas e atividades infantis. A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, é grátis e promove a Observação de Pássaros (Birdwatching) como nova modalidade turística no arquipélago que conta com uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo, com área de 27.025 hectares (ou 270 quilômetros quadrados).

fotografando-passaros

fotografando pássaros (Divulgação / Sectur Ilhabela)

As atividades desta sexta-feira (18) no Festival de Aves começam a partir das 17h. São quatro palestras, no Centro Histórico da Vila, começando pelo tema “Aves do Parque Estadual de Ilhabela”. Na sequência é a vez das “Aves do meu quintal”, sobre paisagismo funcional e placas que atraem aves; seguida de “Aves pelágicas”, que vai abordar o universo das aves de mar aberto e as raridades que frequentam o litoral brasileiro e, para finalizar “Fotografia de aves – fotografar na natureza”. As atividades culturais terminam com o Cine no Píer, com mostras sobre observação e conservação, mas a noite só acaba a meia-noite, quando a Fam-Trip “Saída Pelágica – Plataforma” parte para dois dias de navegação para reconhecimento aos principais destinos de observação em mar aberto.

No sábado (19), o dia começa às 7h, com o passeio “Passarinhar nas trilhas de Ilhabela”, no Parque das Cachoeiras, para observação de aves. Na sequência, mais palestras e atividade infantis enchem a programação até a noite (confira abaixo).

O domingo (20) também começa cedo, com o passeio Passarinhar nas trilhas de Ilhabela (Visita técnica ASM Cambaquara), a partir das 7h. A tarde, às 14h, destaque para o minicurso ‘Ilustração de aves’, uma oficina de ilustração de aves com técnica de esferográfica, entre outras atividades. O Festival de Aves continua na segunda-feira (21), com a atividades escolar “Oficina de ilustração de aves com técnica de esferográfica”, ás 8h, e o minicurso “Jardim de beija-flores”, ás 9h, sobre como atrair beija-flores para jardins e quintais.

programacao-do-fim-de-semana

Programação do fim de semana (Divulgação)

A estrutura tem como objetivo colaborar para que os visitantes tenham a oportunidade de observar, fotografar e catalogar espécies como o Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica, Tangará, Papagaio-moleiro – eleita a ave símbolo da ilha, a Coruja-preta, ou a Jacutinga. “O Birdwatching é uma modalidade de turismo consolidada em outras partes do mundo e está crescendo no Brasil. Ilhabela sai na frente ao se posicionar, criar estrutura e investir em capacitação para receber mais turistas do Brasil e do mundo”, avalia Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

Mais informações:

Clique para ver a  Programação do Festival de Aves 

Sites: www.turismoilhabela.com
Facebook: www.facebook.com/turismoilhabela/
Instagram: www.instagram.com/turismoilhabela/

Texto por agência com edição de Natalia Bastos

Imagen destacada via Istock/diegograndi

Comentários