logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ilha do Bananal preserva natureza e tem boas opções de ecoturismo | Qual Viagem Logo

Foto por Reprodução via turismo.to.gov.br

Ilha do Bananal preserva natureza e tem boas opções de ecoturismo

6 de setembro de 2017

Já pensou em visitar a maior ilha fluvial do mundo? Localizada no Tocantins, região norte do Brasil, a Ilha do Bananal tem uma área de cerca de 25 mil km². Situada entre dois grandes rios, o Javaés e o Araguaia, está próximo às divisas com Goiás e Mato Grosso, na planície do Cantão.

A ilha é dividida em duas partes: parque nacional e parque indígena. Onde estão localizadas as aldeias indígenas é uma das mais importantes áreas de conservação do Brasil, classificada como reserva da biosfera pela UNESCO. Ali também são produzidos artesanatos.

A fauna e flora local estão intocadas e lembram o Pantanal, já que, na maior parte do ano, um bom pedaço da ilha fica inundado. Para visitar a ilha é necessária uma autorização de órgãos federais: ou do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) ou da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Um dos grandes atrativos encontrados na Ilha do Bananal é a pesca esportiva, pois nos rios locais estão concentradas espécies de peixes como piraras, pirarucus, surubins, caranhas, entre outras. Também destaque é a contemplação. A ampla área verde e a natureza rica e viva deixam qualquer um boquiaberto e encantado com tanta beleza.

Texto por: Caroline de Oliveira, com informações do turismo.to.gov.br

Foto destaque por Reprodução via turismo.to.gov.br

Comentários