logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ilha da Madeira: dicas de atividades ao ar livre | Qual Viagem Logo

walking-tour_vereda-do-pico-do-areeiro_creditoturismodamadeira

Ilha da Madeira: dicas de atividades ao ar livre

6 de julho de 2017

É na exuberante paisagem natural da Ilha da Madeira que se encontram seus mais importantes atrativos turísticos. Graças a seus extraordinários cenários de natureza e sua localização privilegiada, esse destino de Portugal oferece o ambiente perfeito para a prática de atividades ao ar livre, seja em terra, água ou ar. Desde sua capital Funchal e seus arredores até outras ilhas do arquipélago, como Porto Santo, o que não faltam são opções para todos os gostos.

Foto por Divulgação / Turismo da Madeira

Foto por Divulgação / Turismo da Madeira

Entre as principais atrações, é possível observar a impressionante Floresta Laurissilva. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, é exclusiva dos arquipélagos do Atlântico Norte e conta com árvores de grande porte e densa vegetação subtropical, formando paisagens cheias de cor e movimento. Aproximadamente dois terços da ilha são protegidos pelo Parque Natural da Madeira, criado em 1982 e classificado como Reserva Biogenética, já que abriga flora e fauna únicas.

Foto por Francisco Correia

Foto por Francisco Correia

Toda essa beleza precisa ser apreciada de perto. Para isso, o ideal é seguir o caminho dos tradicionais canais de irrigação encontrados por lá, conhecidos como “levadas”. Construídos no século XV, são utilizados para transportar grandes quantidades de água da região norte para o sul e possuem mais de 2.000 km de extensão, chegando a 1.861 metros de altura nas áreas de montanhas.

Foto por Divulgação / Turismo da Madeira

Foto por Divulgação / Turismo da Madeira

A Ilha da Madeira também é considerada santuário do canyoning, que explora cânions e cachoeiras utilizando técnicas de rapel, nado e outras modalidades. São inúmeros percursos rodeados pelos verdejantes panoramas, como o Ribeiro Frio. Há opções para outros esportes radicais, como mountain biking, escalada ou até mesmo parapente, que garante uma deslumbrante vista do alto.

Foto por Francisco Correia

Foto por Francisco Correia

Para que seus visitantes vejam o que o destino tem de mais incrível, a Madeira possui mirantes em diferentes pontos. Localizado na pequena cidade de Câmara dos Lobos, Cabo Girão é um dos mais visitados e não é por menos: sua parede rochosa é a mais alta da Europa, com 580 metros debruçados sobre o oceano. Toda essa grandiosidade é visível desde o mirante com piso transparente, nomeado skywalk.

Foto por Divulgação / Turismo da Madeira

Foto por Divulgação / Turismo da Madeira

O clima ameno é perfeito para aproveitar ainda as atividades nos balneários. Porto Moniz é um pequeno paraíso com piscinas formadas a partir de rochas vulcânicas, onde o mar entra naturalmente. Já Porto Santo, a outra ilha habitada do arquipélago, conta com 9 km de praias de areias douradas e águas cristalinas e calmas, o que possibilita a prática de mergulho, stand-up paddle, canoagem e observação de golfinhos e baleias. Já algumas das melhores ondas da Europa se encontram nas praias de Jardim do Mar, Fajã da Areia, em São Vicente, ou de Porto da Cruz.

Foto por Divulgação / Turismo da Madeira

Foto por Divulgação / Turismo da Madeira

Já as áreas urbanas são conhecidas pelos belos jardins e parques, que são cuidadosamente tratados e mostram sua grande diversidade de flores, plantas e árvores, mescladas aos ares cosmopolitas e que comprovam que na Ilha da Madeira a primavera dura o ano inteiro.

Mais informações em: madeiraallyear.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Turismo da Madeira

Comentários