logo

Telefone: (11) 3024-9500

Igrejas centenárias, Balaiada, poetas e banhos em Caxias (MA) | Qual Viagem Logo

img_5299

Igrejas centenárias, Balaiada, poetas e banhos em Caxias (MA)

7 de outubro de 2019

Localizada a 70 quilômetros de Teresina, capital do Piauí, e a 362 quilômetros de São Luís, no Maranhão, Caxias é uma boa opção para quem quer conhecer as raízes do interior do estado. Uma das cidades mais populosas do Maranhão, a Princesinha do Sertão, como também é conhecida, tem vasta vegetação e vestígios de arquitetura portuguesa. Terra de políticos famosos, e de poetas que se eternizaram, como: Antônio Gonçalves Dias, Coelho Neto, Teófilo Dias, Vespasiano Ramos, entre outros. A cidade também foi palco da Balaiada, uma das mais sangrentas batalhas ocorridas no Brasil, vitimando na época entre 10 a 12 mil pessoas.

Uma terra de cores e sabores; aproveite essas dicas: curta o conjunto de igrejas dos séculos XVIII e XIX e tenha boas surpresas nessa maravilhosa e diferente opção de viagem.

O Memorial da Balaiada retrata os acontecimentos da sangrenta batalha

img_6654

A ladeira que leva ao Memorial da Balaiada é íngreme e pode assustar os mais sedentários, mas a escalada vale a pena. No topo do morro, a recompensa, o complexo turístico do Mirante da Balaiada, que inclui o Memorial da Balaiada,  prédio que conserva o grande acervo histórico sobre a mais longa e numerosa revolta popular ocorrida no Maranhão, e uma das maiores da história brasileira, a Guerra da Balaiada, ocorrida entre os anos de 1838 e 1841, com certeza, uma das mais emblemáticas do estado e do país. As ruínas do Forte da Balaiada,  contam a história da Caxias do século XIX, quando negros, índios, mestiços, vaqueiros e brancos pobres desafiaram o poder do Império.

Balneário Veneza

img_6741

A cidade de Caxias tem temperaturas bastante altas durante quase o ano todo, com os termômetros chegando facilmente a atingir os 40°. Para amenizar o calor, a dica é o Balneário Veneza, com pequeno lago artificial que represa as águas medicinais de uma fonte de águas minerais localizada há poucos metros do lago. O balneário está localizado às margens da MA-034. Com bares e restaurantes em volta, o braço do Rio Itapecuru se torna uma das principais diversões da cidade aos finais de semana.
Na estrada que liga Caxias a Teresina, você também encontrará diversos balneários, que oferecem vestiários, restaurantes e piscinas naturais para se refrescar.

Praça Vespasiano Ramos que abriga a igreja de São Benedito

a

O antigo Largo de São Benedito deu lugar à Praça Vespasiano Ramos. Tranquila e bastante arborizada, é recanto de moradores que, à noite, se reúnem para jogar conversa fora. Para embelezar ainda mais a paisagem, a Igreja de São Benedito, construída no século XIX complementa o cenário, ela foi construída pelos escravos que ali fizeram a sua casa de fé e oração.

Catedral de Nossa Senhora dos Remédios

img_6729

A capela foi erguida, às margens do Morro de Tabocas, em homenagem à Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do comércio. Anos mais tarde, após reforma supervisionada pelo engenheiro caxiense João Nunes Campos, a igreja transformou-se em Catedral. Com fachada original alterada e inclusão do relógio de bronze trazido da Europa.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

img_5255

Essa é a única igreja do século XVIII, que ainda conserva a arquitetura simples de 1774. Em suas laterais você encontrará lápides de portuguesas de pessoas ilustres que eram ali enterradas. A comemoração em louvor à Nossa Senhora do Rosário ocorre dia 07 de outubro. Durante a semana que antecede essa data, há procissões e missas à santa que é protetora dos negros e escravos. Foi uma das igrejas onde se esconderam os balaios quando invadiram Caxias.

Onde ficar

Uma excelente opção de hospedagem é ficar no Hotel Alecrim. Apartamentos confortáveis, piscina e um excelente café da manhã. O hotel também tem um ótimo restaurante que se destaca pela gastronomia regional e internacional.

Mais Informações: www.hotelalecrimcaxias.com.br

Onde comer

a

Uma ótima opção é o restaurante Vinil Bar e Bistrô que tem buffet completo de segunda a segunda feira, bem na avenida central da cidade. A noite pratos a La carte com música ao vivo. Facebook Vinil Bar e Bistrô

Outra deliciosa opção para quem está visitando o Mirante da Balaiada é é ir ao Box 06 e experimentar as delícias do Espeto na Brasa, comandado por Rony Torres.

Texto por Cláudio Lacerda Oliva

Imagens por Natalia Bastos

O jornalista Cláudio Lacerda Oliva e a repórter Natalia Bastos viajaram a Caxias à convite da Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Turismo de Caxias – Maranhão

 

 

Comentários