logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ibiúna tem Parque do Jurupará e hotel verde | Qual Viagem Logo

Ibiuna, Sao Paulo, Brazil

Ibiúna tem Parque do Jurupará e hotel verde

8 de junho de 2018

Ibiúna está localizada nas encostas da Serra de Paranapiacaba (SP), a 72 km da capital paulista, tem clima de montanha e muitas cachoeiras e conta com o Parque Estadual do Jurupará, uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica. Nas margens do Rio Una, os índios usavam esse caminho para fugirem da escravização. Devido às fortes neblinas, que ofuscavam a luz solar, os índios deram o nome de “Lugar Escuro”.

A cidade possui um grande manancial, composto de rios, ribeirões, açudes, represas e quedas d’água. O seu destaque é para a Represa de Itupararanga, que serve de divisa entre os municípios de São Roque, Mairinque, Piedade e Votorantim. A cidade é considerada a terceira mais alta do estado, destacando-se o Morro da Praça da Figueira, com 1.000 metros, e o Pico da Serra do Verava, com 1.200 metros.

Foto por iStock / Kite_Air_Picture

Foto por iStock / Kite_Air_Picture

O seu clima é de montanha, sendo temperado e com inverno úmido. A cidade tem uma topografia muito irregular, apresentando várias serras, montanhas e encostas. Dentre as inúmeras serras, destacam-se as de São Sebastião, Queimada, Focinho, Abreu e Caucaia do Alto. Na parte sudeste, Ibiúna faz limite com as cidades de Piedade, Tapiraí, Miracatu e Juquitiba. Os acessos mais conhecidos para o parque são através das estradas do Verava, Murundu e Vargedo. Uma ótima dica para quem deseja praticar off-road e passeios de bike é ir pela estrada dos antigos carvoeiros.

Para hospedagem, a cidade oferece um dos mais bem equipados hotéis ecológicos do interior do Brasil. O SPaventura Ecolodge cuida da captação e tratamento da água, devolvendo-a limpa à natureza, e utiliza energia solar com uma usina própria fotovoltaica com capacidade para gerar 5000 quilowatts/mês. O reflorestamento realizado no empreendimento merece destaque e foi fundamental para a renovação da flora e o retorno de animais nativos.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Com foco no equilíbrio e na sustentabilidade, o hotel adotou práticas simples em seu dia a dia, a exemplo disso é possível citar o manejo consciente da terra, da madeira, dos resíduos orgânicos produzidos, que viram material de compostagem. Além disso, a fossa é natural, há uso de produtos recicláveis, podendo ser utilizados copos feitos em papel, e toda energia gerada pelo empreendimento é limpa. A gastronomia oferecida pelo hotel é preparada com produtos da própria fazenda ou de fornecedores locais.

A estrutura de lazer do SPaventura Ecolodge é completa, com tirolesa, piscinas naturais e quentes, equipe de monitores que incentivam a prática de atividades ao ar livre, caminhadas, trilhas e passeios de bicicletas. As refeições são preparadas com frutas e verduras da horta e do pomar.

Mais informações em: spaventura.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / undefined undefined

Comentários