logo

Telefone: (11) 3024-9500

História viva no conjunto religioso de Portugal | Qual Viagem Logo

iStock_000091390703_Small

História viva no conjunto religioso de Portugal

13 de maio de 2016

Do patrimônio religioso de Portugal fazem parte ícones vivos, que levam a história de todo um povo. São locais de culto e celebração religiosa, de interesse a todos os turistas que desejam ter uma viagem enriquecedora. Hoje, fechamos a série de matérias sobre o turismo religioso em Portugal que publicamos durante toda essa semana.

Santarém

iStock_000020006202_Small

Foto por iStock / Oleksandra Gnatush-Kostenko

A cidade viveu seu auge social e econômico na Idade Média e fez parte das terras da Ordem de Cristo. A maioria dos monumentos de Santarém data dessa época, como a Igreja de São João do Alporão, transformada em Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, onde se encontra o túmulo de Pedro Álvares Cabral, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade e o Convento de São Francisco.

iStock_000020130684_Small

Foto por iStock / nessaflame

Na Praça Sá da Bandeira, está a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, ou a Sé de Santarém, da qual faz parte o Museu Diocesano de Santarém, que possui um acervo com centenas de pinturas, esculturas e outras peças religiosas, do século XIII ao século XIX. A Igreja de Santo Estevão ou do Santíssimo Milagre atrai fiéis por causa de uma relíquia que está lá. Trata-se de uma hóstia que, diz a lenda, no século XIII, foi inundou de luz a casa onde foi guardada.

Évora

catedral Evora, Portugal

Foto por iStock / mmeee

Famosa por abrigar as ruínas de um templo romano de quase dois mil anos, Évora possui também um vasto e rico patrimônio religioso. Sua mais imponente igreja é a Sé, a maior catedral medieval de Portugal. Em sua torre norte está o Museu de Arte Sacra. O visitante pode subir até o terraço, de onde é possível admirar uma bela vista panorâmica de Évora.

iStock_000031883252_Small

Foto por iStock / LIUDMYLA IERMOLENKO

Na Praça do Giraldo, coração da cidade, fica a Igreja de Santo Antão. Já na Praça 1º de Maio, encontra-se a Igreja de São Francisco, com arcos que combinam os estilos gótico e mourisco. Essa igreja possui ainda outra peculiaridade: é a Capela dos Ossos, com os pilares e as paredes completamente revestidas por ossadas.

Algarve

iStock_000066868497_Small

Foto por iStock / AnnaDudek

Devido à qualidade de suas praias, o Algarve é o principal destino turístico de férias de verão em Portugal. Mas o destino, na costa sul do país, tem também importantes monumentos para o turismo religioso. Tavira é um dos destaques da região, pois conta com mais de 20 igrejas, como a Igreja da Misericórdia e a Igreja de São Paulo.

Square of Lagos city in Algarve, Portugal

Foto por iStock / inaquim

Em Loulé começa no domingo de Páscoa a maior manifestação religiosa ao sul de Fátima: a Festa da Mãe Soberana, que se prolonga por 15 dias, em honra de Nossa Senhora da Piedade. Em Lagos, a Igreja barroca de Santo Antônio, com as paredes revestidas de azulejos e entalhes dourados, é considerada uma das mais belas de Portugal. Em Almancil também é muito visitada a Igreja de São Lourenço, cujas paredes estão todas revestidas de azulejos com cenas da vida do santo. Merecem menção ainda as catedrais da Sé de Faro e de Silves, ambas do século XII.

Mais informações em: visitportugal.com

Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Visit Portugal.

Foto destaque por: iStock / Tobiator

Comentários