logo

Telefone: (11) 3024-9500

Haia: elegância e cultura na Holanda | Qual Viagem Logo

The Hofvijver Pond (Court Pond) with the Binnenhof complex in The Hague, Netherlands

Haia: elegância e cultura na Holanda

30 de maio de 2018

Apesar de não ser a capital do país, Haia é a sede do governo holandês e lar da família real da Holanda, além de ser também a sede de quatro tribunais internacionais. A cidade, chamada de Den Haag no idioma local, fica na costa, ao lado de Delft, a 20 km de Roterdã e a 60 km de Amsterdã, sendo um destino de fácil acesso e imperdível para quem visita a Holanda – mesmo que em um passeio de apenas um dia.

Foto por iStock / Hans Verburg

Foto por iStock / Hans Verburg

Com organização e limpeza impecáveis, Haia é conhecida pelos ares de pura elegância, com muitos monumentos, como o Palácio da Paz, e bairros históricos. O local é repleto de construções belíssimas e é difícil não se encantar com a cidade. A Princesa Beatriz reside no Palácio Huis ten Bosch, em Haia. Já o Rei Willem-Alexander mora a poucos minutos dali, em Wassenaar.

Foto por iStock / chris-mueller

Foto por iStock / chris-mueller

Comece o tour pelos prédios de Het Binnenhof (foto destaque), onde são discutidas as questões de Estado. Com arquitetura imponente à beira de um lago, possui algumas salas abertas a visitas guiadas. Como muitas outras cidades na Holanda, Haia também é cortada por canais. O Ooievaart é a viagem de barco por esses canais, que oferece a oportunidade de ver a cidade e muitos de seus pontos turísticos a partir de um ângulo novo.

Foto por iStock / olmozott98

Foto por iStock / olmozott98

Os museus também são destaques em Haia. Entre eles está a mostra permanente Escher no Palácio (“Escher in het Paleis”), uma coleção repleta de obras do artista gráfico holandês Escher, famoso pelas gravuras com ilusões de ótica que brincam com a nossa perspectiva. É possível até mesmo desenhar sua própria gravura para levar de lembrança.

Foto por iStock / ictor

Foto por iStock / ictor

Visite também o Museu Municipal de Haia e a Real Galeria de Arte Mauritshuis – instalada em um antigo palácio do século XVII, guarda 800 obras de grandes mestres da pintura, entre elas o quadro “Garota com Brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer. O tal palácio pertenceu a Maurício de Nassau, aquele que foi governador do Brasil holandês no século XVII.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Gatsi

Comentários