logo

Telefone: (11) 3024-9500

Guarujá: pronto, renovado e seguro para o verão | Qual Viagem Logo

27787693658_32d88faec5_c

Guarujá: pronto, renovado e seguro para o verão

3 de dezembro de 2021

Com uma rede hoteleira de 9 mil leitos, 27 praias, boa infraestrutura e vacinação avançada, o município reabre ao turismo e aos eventos

O Guarujá, no litoral de São Paulo, vive um processo de retomada de eventos e aposta na volta dos turistas neste final do ano e durante o verão de 2022.

O avanço na vacinação é um dos principais motivos para movimentar o balneário de forma segura e gradativa. O município, com cerca de 320 mil habitantes, está quase com 80% de sua população vacinada com a primeira dose e mais de 55% com a segunda, índices superiores à média nacional (71% e 51%, respectivamente).

Foto por iStock / Erich Sacco

Foto por iStock / Erich Sacco

Com uma rede hoteleira de 9 mil leitos, belas praias e uma das melhores infraestruturas do litoral paulista, o Guarujá costumava receber, antes da pandemia, até 2 milhões de visitantes a cada temporada de verão.

Sob o comando do secretário municipal de turismo, Fábio Santos, a cidade já formata o seu calendário de verão, que inclui festivais gastronômicos, casamentos nas praias, programação de Natal, inauguração da fonte interativa e atividades culturais nos principais pontos turísticos.

Eventos corporativos, como feiras e congressos, também recebem apoio municipal, mas Fábio Santos reforça a necessidade do cumprimento de todos os protocolos de segurança sanitária, como distanciamento físico para evitar aglomerações, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e a aferição da temperatura.

Foto por iStock / BertonhaFB

Foto por iStock / BertonhaFB

Santos diz que a rede hoteleira está totalmente preparada para este novo momento. No último feriado prolongado de 12 de outubro, os hotéis registraram cerca de 90% de ocupação, segundo ele. “Apesar da pandemia e de todos os seus impactos, a população do Guarujá se mostrou capaz de superar adversidades”, observa.

A expansão hoteleira também acontece no município, onde o grupo WZ vai construir um novo empreendimento, levando para o balneário toda a sua expertise e empreendedorismo.

Música nas alturas

Uma das atividades que fizeram sucesso entre moradores e turistas no último feriado foram as apresentações de música instrumental nos mirantes do Guarujá, como no Morro da Campina, com vista panorâmica para a praia da Enseada, e no das Galhetas, no Morro da Caixa D’água, com uma estrutura suspensa em piso de vidro e visão privilegiada das praias das Astúrias e do Tombo.

Foto por Rogerio Cassimiro/MTur

Foto por Rogerio Cassimiro/MTur

Nas asas do dragão

O balneário está situado na ilha de Santo Amaro, na Baixada Santista, separada do continente pelo canal de Bertioga e da ilha de São Vicente, onde ficam as cidades de Santos e São Vicente, pelo estuário de Santos. Uma das origens do nome Guarujá em tupi-guarani significa “passagem estreita de um lado a outro”.

Foto por Rogerio Cassimiro/MTur

Foto por Rogerio Cassimiro/MTur

A ilha de Santo Amaro tem um interessante desenho geográfico: o seu mapa é em formato de uma figura mitológica, um dragão alado. Na cabeça, está a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (Fortaleza da Barra); no rabo, a Armação das Baleias e a Ermida de Guaibê (edificação histórica por onde caminhou São José de Anchieta, nos primórdios da colonização do Brasil).

Nas asas do dragão, estão localizados o distrito de Vicente de Carvalho e o porto de Guarujá. A praia da Enseada corresponde à barriga. Mas, em qualquer parte do corpo dessa figura mitológica, é possível desfrutar de 27 praias urbanas e selvagens esparramadas por 22 quilômetros de orla.

Ilha do Arvoredo

Foto por Rogerio Cassimiro/MTur

Foto por Rogerio Cassimiro/MTur

Essa ilha, a 1,6 km da praia de Pernambuco, onde também fica o Sofitel Jequitimar, abriga um centro de pesquisas científicas e ecológicas. O local é administrado pela Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá, que está à frente da Fundação Eduardo Lee.

É totalmente sustentável: tem sistemas de captação de água potável, energia solar e eólica. Seu acesso é feito pelo mar e pela estrutura que serve como trava para o guindaste que iça os visitantes por meio de uma cesta. A visitação ao local é controlada pela Fundação.

Praia da Enseada

guarujá Foto por iStock / vbacarin

Foto por iStock / vbacarin

É a mais extensa da cidade, com quase 6 quilômetros e uma orla movimentada, com ciclovias e quiosques. Há ainda hotéis cinco estrelas pé na areia, como o Casa Grande, muitos bares, restaurantes e comércio.

Foto por Rogerio Cassimiro/MTur

Foto por Rogerio Cassimiro/MTur

Uma de suas atrações mais concorridas é o Acqua Mundo, que oferece 49 ambientes com várias espécies dos habitats marinho e terrestre. Em seus tanques vivem mais de 3 mil animais de 170 espécies, entre tubarões, pinguins, tartarugas, lagartos, cobras, jacarés e diversos peixes. É um dos principais espaços do gênero da América do Sul.

Novo aeroporto

Se um dragão alado estampa a geografia, a vocação de voar também está em terra. Guarujá foi escolhido por Santos Dumont, o pai da aviação, para viver os seus últimos dias. Ele faleceu no Grande Hotel La Plage, em 1932. O carro fúnebre que levou o seu corpo ficou durante anos exposto no centro da cidade.

Agora, o veículo está preservado na centenária Base Aérea, em Vicente de Carvalho, às margens do Porto de Santos, o principal do Hemisfério Sul, cortada pela ferrovia, onde em breve será implantado o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, projeto em parceria da prefeitura local e Infraero.

O terminal foi projetado para atender simultaneamente até duas aeronaves modelo Caravan – média de 10 a 12 pessoas, o que significa entre 20 e 24 passageiros no total.

O terminal modular será montado próximo à atual entrada da Base Aérea, ocupando área de 302,4 m². O projeto prevê salas de embarque e desembarque, áreas para check in, café, sanitários, escritórios de órgãos públicos, das empresas aéreas e da Infraero, além de estacionamento com 19 vagas. A estimativa é que a primeira fase do aeroporto esteja pronta em 2022.

Perfil do secretário: quem é Fábio Santos?

Algumas das novas ideias ligadas ao aquecimento do turismo do Guarujá nascem da expertise do atual secretário municipal, Fábio Santos, um publicitário de 44 anos, formado em Gestão de Turismo, com ênfase em captação e planejamento de projetos.

Ele entende como poucos do setor. Afinal, iniciou sua vida profissional, ainda menor de idade, como office boy, no Casa Grande Hotel e durante 14 anos passou por todas áreas da hotelaria até se tornar subgerente financeiro.

Deixou o hotel para assumir a gestão e controle de projetos de umas das maiores agências de publicidade de São Paulo. Também já esteve à frente da Pousada Villarejo, com investimento na área de hotelaria. É fundador do Instituto Brasileiro de Inclusão no Turismo (IbisTur), em Guarujá, onde ficou à frente por seis anos.

Fábio Santos é ainda gestor da marca Café de la Musique, de propriedade de Álvaro Garnero, hoje embaixador do Turismo no Brasil pela Embratur, o que possibilita muita articulação entre a grande rede de parceiros em diversos segmentos.

Texto por: Rita Minami

Foto destaque por: Rogério Cassimiro/MTur

Comentários