logo

Telefone: (11) 3024-9500

Guanajuato: a capital cultural do México | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ ChepeNicoli

Guanajuato: a capital cultural do México

16 de junho de 2016

O México é uma terra de encantos mil. Seja por suas exuberantes praias, sua arqueologia milenar ou pela cultura rica e alegre, o destino já é queridinho entre os brasileiros. Mas isso não significa que já conhecemos tudo por lá. Guanajuato, por exemplo, é um lugar recheado de atrações e ainda pouco visitado por nós.

Foto por Istock/ dianneemiller

Foto por Istock/ dianneemiller

O estado de Guanajuato guarda nada menos do que dois Patrimônios Mundiais da UNESCO, além de Povoados Mágicos e rotas incríveis como a do Vinho e da Tequila. A capital homônima do estado é um dos Patrimônios da Humanidade. Encantadora, a cidade da época colonial está situada num pitoresco vale, rodeado pelas montanhas da Serra de Guanajuato.

Perfeita para ser explorada a pé, a cidade guarda uma atração bastante curiosa. Uma extraordinária rede de caminhos subterrâneos corre debaixo de suas ruas. Isso porque o lugar foi todo alagado há muitos anos e teve que ser totalmente reconstruído. Os túneis são acessíveis de carro ou a pé e levam aos principais pontos da cidade.

Foto Divulgação

Foto por Secretaria de Turismo de GTO

Por lá, praças de estilo europeu se entrelaçam por meio de ruas de pedra e becos que ziguezagueam para cima e para baixo da ladeira, muitas delas são unicamente para pedestres e demasiado estreitas para permitir o passo dos automóveis. Dirigir pelas ruas de Guanajuato constitui um desafio para os automobilistas.

O centro histórico possui centenas de becos de pedras que sobem e descem a ladeira. As praças arborizadas estão cheias de cafés ao ar livre, museus, teatros, mercados e monumentos históricos. Os edifícios da cidade são um excelente exemplo da arquitetura colonial de estilo neoclássico e barroco. Conhecida como o berço da Independência do México, esta cidade é uma importante parada ao longo da Rota da Independência, que também passa pela Dolores Hidalgo e San Miguel de Allende.

Foto Divulgação

Foto por Secretaria de Turismo de GTO

Entre os destaques para visitar na cidade está o Teatro Juarez, a Represa de la Olla, o mercado Hidalgo – perfeito para compras de artesanato e comidas típicas -, a histórica Alhondiga de Granaditas e o curioso Beco do Beijo. Esse último faz parte de uma das muitas lendas do destino. O estreito lugar permite que os casais se beijem estando em varandas opostas. A fama de casar os turistas que passam por ali é grande!

Como chegar

Distante cerca de 360 quilômetros da Cidade do México, o destino está no chamado coração do país e é facilmente acessado de carro ou em um voo de pouco mais de 30 minutos.

Onde comer

Guanajuato é um lugar ideal para degustar a cozinha regional de El Bajío. Entre os pratos locais preferidos são destaque: as enchiladas mineiras (tortilhas recheadas de carne, feijão ou queijo, e cobertas com um molho de chile guajillo e chile largo) e as pacholas guanajuatenses (carne moída com especiárias).

Onde ficar

Há diversos hotéis-boutique com spas na cidade. Eles são famosos por lá por realizarem o Temazcal – um banho, tido como um ritual de purificação da alma.

Foto Divulgação

Foto por Secretaria de Turismo de GTO

Entre os destaques na hospedagem estão:

Alonso 10 – hotelalonso10.com.mx

Villa Maria Cristina – villamariacristina.net

Hotel Quinta Las Acacias – quintalasacacias.com

Informações turísticas: guanajuato.com.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ ChepeNicoli

Comentários