logo

Telefone: (11) 3024-9500

Grasse é a capital dos perfumes na França | Qual Viagem Logo

Grasse, Provence, France

Grasse é a capital dos perfumes na França

24 de novembro de 2016

Apesar de não estar no litoral, a cidade de Grasse faz parte da famosa região turística da Côte d’Azur, na França. Fica a 20 km de Cannes e a 40 km de Nice, sobre montanhas e entre belas paisagens da Provence. Centro da tradição francesa da perfumaria, Grasse e os 18 vilarejos charmosos que a cercam formam a região chamada de Pays de Grasse, que é coberta por plantações de oliveiras e de flores.

Grasse, France - May 3, 2013: Architecture of Grasse Town in the southern France. It is a city in the French department of Alpes-Maritimes. Grasse is famous for its perfume industry. The city was founded in the XI century. People go along street.

Foto por iStock / venakr

As rosas, os jasmins, os lírios e as outras tantas flores que crescem em Grasse alimentam a indústria da perfumaria desde o século XVI e inspiraram perfumes famosos de marcas como Chanel, Dior e Givenchy. Assim, Grasse ganhou o título de capital mundial do perfume. Vários produtores, como a Fragonard e a Galimard, mantêm perfumarias na cidade e oferecem tours guiados gratuitos que percorrem todas as etapas da produção de uma fragrância.

Grasse, France - May 3, 2013: Parfumerie Fragonard Museum and Factory. Fragonard perfumery is one of the older factory in the world capital of perfumes.

Foto por iStock / venakr

Alguns organizam ainda workshops nos quais você pode fazer seu próprio perfume. Para continuar dentro dessas experiências sensoriais, visite o Museu Internacional da Perfumaria, que mostra a história dessa atividade no mundo em exposições interativas e olfativas. Andar pelas ruelas de Grasse é sentir todo o tipo de cheiros deliciosos, que saem das perfumarias e lojas, onde são vendidos cosméticos e fragrâncias. É difícil passar por elas e não querer comprar alguma coisa.

Grasse, France - May 3, 2013: Parfumerie Fragonard Factory. Fragonard perfumery is one of the older factory in the world capital of perfumes.

Foto por iStock / venakr

Pelo Pays de Grasse, há uma série de jardins privados, porém abertos a visitantes, repletos de flores, como os campos de lavanda de La Source Parfumée. A produção de azeite também é destaque em propriedades como Domaine de la Royrie, que oferece visitas guiadas com uma degustação de azeites produzidos no local.

Grasse, France - May 8, 2013: Early in the morning just opened cafes on the town square (Place aux Aires), and tourists walking and looking for suitable one.

Foto por iStock / efesenko

Grasse é uma cidade medieval e seu centro é repleto de construções históricas, com arquiteturas que datam de diversas épocas. Passeie entre as casas antigas, os chafarizes e os hotéis dos séculos XVII e XVIII e visite a catedral e o palácio do bispo, construções estas do século XIII. A gastronomia local também merece destaque, com pratos como o Lou Fassum (repolho recheado), torta de abóbora (servida na época do Natal) e o fougassette (um brioche feito com água de flor de laranjeira). No centro, há diversos cafés e restaurantes pequenos e aconchegantes para todos os bolsos.

Como chegar

A partir de São Paulo, há voos para Nice pela Air France, com parada em Paris, e pela TAP, com parada em Lisboa. De Nice a Grasse, vá de carro ou trem.

Onde ficar

La Bastide Saint Antoine Jacques Chibois

BEST WESTERN Hotel Elixir Grasse

Bastide Saint Mathieu

Mais informações em: grassetourisme.fr

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / phbcz

Comentários