logo

Telefone: (11) 3024-9500

Giethoorn é chamada de Veneza Holandesa. Saiba o porquê! | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/venemama

Giethoorn é chamada de Veneza Holandesa. Saiba o porquê!

26 de agosto de 2016

Você sabia que na Holanda existe uma cidade sem ruas? Chamada de Veneza do Norte, Giethoorn é um lugar onde carros não circulam e o charme impera. O melhor jeito de chegar nessa vila de 2.500 habitantes na Província de Overijssel é a pé, de bicicleta ou de canoa.

Foto por istock/ Hung_Chung_Chih

Foto por istock/ Hung_Chung_Chih

Todas as casas ficam às margens dos canais, e o meio de transporte preferencial é o barco. As travessias de moradores e turistas ocorrem por meio das 180 pontes de madeira que fazem a conexão ao longo dos cerca de 6,5 quilômetros de canais.

Giethoorn é uma atração em si. A vila fica em Wieden, que é parte do Parque Nacional de Weerribben-Wieden. As pessoas da vila têm orgulho das casas características, com domos de sapé, à beira dos canais. Os canais foram escavados nos últimos séculos para o transporte da turfa extraída. Esse setor criou grandes lagos a leste e ao sul da vila.

Entre os canais de Giethoorn é possível encontrar cafés, bares e restaurantes que oferecem a pausa ideal para finalizar um passeio de punter, embarcação típica da região.

Foto por istock/ venemama

Foto por istock/ venemama

Além disso, uma visita aos museus da vila não podem faltar no roteiro. Destaca-se o ” ‘t Old Maat Uus”, instalado numa antiga fazenda adaptada para abrigar seu acervo histórico. Ali, em quatro diferentes cômodos da construção do século 19, pode-se ter uma visão geral de como viviam os fazendeiros do vilarejo, onde, hoje em dia, as atividades do gênero  praticamente foram extintas.

Como chegar

Giethoorn está a pouco mais de uma hora de Amsterdã. O ideal é ir de carro até algum dos estacionamentos próximos ao vilarejo e, de lá, seguir á pé ou em alguma embarcação até o centro.

Onde ficar

Hotel de Harmonie

Hotel Restaurant de Jonge

De Olde Smidse

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/venemama

Comentários