logo

Telefone: (11) 3024-9500

Gdańsk é o destino certeiro de fim de semana na Polônia | Qual Viagem Logo

The riverside with the characteristic promenade of Gdansk, Poland.

Gdańsk é o destino certeiro de fim de semana na Polônia

27 de outubro de 2017

Considerada um mini estado, Gdańsk tem sensações únicas que a distingue das outras cidades da Polônia. Nela, podemos nos encantar com as ruas de arquitetura não-polonesa, influenciada por uma nação de comerciantes ricos que moldaram o passado do lugar; suas belas ruas principais, cercada de comércios, cafés e restaurantes; o legado e desenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial; séculos de fluxo marítimo em seu porto e uma atmosfera especial, que vem atraindo milhões de turistas.

Gdansk, Poland - May 7, 2014: Green gate at Long Market Square in Gdansk, Poland. People on the background

Foto por iStock / RomanBabakin

Situada na província de Pomerânia, os destaques na cidade variam entre as igrejas suntuosas de tijolos vermelhos e suas ruas estreitas e empedradas da Cidade Principal. Embora seja uma cidade velha com um passado tumultuado e as cicatrizes históricas para prová-lo, a Gdańsk do século 21 é um lugar energético e que está investindo no seu futuro turístico. Com as melhores ligações de transporte no norte, também é uma plataforma de lançamento ideal para grande parte da costa do Báltico polonês e muitas outras atrações do interior.

The view from above on St. Mary's Cathedral in Gdansk, Poland.

Foto por iStock / nightman1965

A prova disso são as diferentes formas de chegar a cidade e de sair dela. Se estiver na Cracóvia ou Varsóvia, você pode pegar um trem com a Rail Europe por cerca de 54 a 60 euros. E para quem desejar dar um pulinho na capital alemã, Berlim, poderá sair de Gdańsk com destino ao país vizinho em uma viagem de aproximadamente dez horas – com conexões.

Main station of Gdansk in Poland - Gdansk Glowny

Estação ferroviária. Foto por iStock / VYCHEGZHANINA

Subestimada por sua beleza, a Polônia sempre acaba surpreendendo a todos, tanto aqueles que esperam menos, quanto aqueles que esperam mais. Em um fim de semana é capaz de conhecer todas as suas principais atrações, por isso acaba sendo uma ótima opção para uma escapadinha diferente.

Aerial cityscape view on the market square with beautiful rooftops in the old town of Gdansk, Poland

Foto por iStock / RossHelen

A cidade é dona de um dos prédios mais bonitos do lugar: a torre de relógio. É quase impossível passar despercebido aos seus olhos, o prédio, onde também está situada a prefeitura e foi construído em 1379, quando Gdańsk estava sobre dominação germânica. Após voltar a ser uma cidade polonesa, decidiram ampliar a prefeitura e acrescentar novos elementos: a torre, o relógio e o sino.

Street in Gdansk

Foto por iStock / 751

A Fonte de Netuno é um dos símbolos da cidade polaca. A estátua de bronze é um dos lugares mais fotografados do destino e seu maior emblema. Durante a Segunda Guerra Mundial, a estátua foi desmontada e escondida, só voltando para a praça principal em 1954. A fonte só foi adicionada ao lugar em 1633, completando seu charme e característica da Long Market – praça principal.

Neptune Fountain in Gdansk

Foto por iStock / PM78

O destino pode ter semelhança com outras cidades portuárias, mas serão experiências totalmente diferentes. Inclusive há também uma pequena semelhança com Londres. Um pouco depois da rua principal, está localizada a roda gigante da cidade, Gdańsk Eye. Vale a pena dar uma volta e admirar tudo de lá de cima – vai perceber como a cidade é pequena e colorida.

Night view on the riverside with illuminated Ferris wheel in the old city of Gdansk

Foto por iStock / RossHelen

Caso depois desse passeio você fique com fome, vá até a Orla de Gdańsk. Por lá estão concentrados grande variedade de restaurantes, casas coloridas e até o museu de âmbar.

Como chegar

Não há voos diretos do Brasil para Gdańsk. As companhias que voam são KLM, Air France, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Tap Air Portugal, Latam, SWISS e Air Canada.

Onde comer

Restauracja Bazar

Familia Bistro

Pierogarnia Mandu – Oliwa

Onde dormir

Q Hotel Grand Cru

Hotel Scandic Gdansk

Qubus Hotel Gdansk

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / nightman1965

Comentários