logo

Telefone: (11) 3024-9500

Gastronomia medieval na República Tcheca | Qual Viagem Logo

Gastronomia medieval na República Tcheca

19 de abril de 2016

Em 2016 é celebrado o ano de Carlos IV na República Tcheca, em homenagem aos 700 anos de seu nascimento. Parte dessas comemorações é descobrir um pouco mais da história e da vida cotidiana deste soberano. As refeições do imperador na época medieval incluíam peixe recheado com amêndoas, carne de caça, vinho e pão.

Carlos IV gostava de carne de caça, tanto no prato como no bosque. Saboreava codornas, cervos, coelhos ou carne de porco defumada. Gostava de caçar, por exemplo, nos bosques de Beroun, onde fica seu  amado castelo Karlštejn. Segundo a lenda, foi durante uma caçada que ele teria descoberto fontes nos bosques do Castelo de Loket. Provou das águas medicinais com efeitos curativos e ali fundou a cidade balneária mundialmente conhecida de Karlovy Vary.

Karlstein castle, Czech Republic. Castle was build to store royal regalia by Karl IV - the Czech King and King of Holy Roman Empire.

Foto por iStock / Stanislav Bokach

A carne de caça era também uma comida importante do ponto de vista simbólico. Não poderia faltar na mesa dos nobres porque era um símbolo de riqueza. As comidas aromáticas e sabores fortes também eram símbolos da cozinha dos aristocratas e em geral uma qualidade típica da gastronomia medieval. Nos castelos e palácios se condimentava com gengibre branco ou com canela e os súditos acrescentavam sementes de mostarda ou açafrão. Os condimentos tinham muitas funções na cozinha medieval: além do sabor, acrescentavam calor e ajudavam na digestão.

O pão era, na época medieval, uma parte importante e cotidiana na vida dos súditos, da nobreza e do imperador. Carlos IV, como cristão, comia pão branco. Mas sua grande fraqueza era a manteiga. Diz a lenda que em suas visitas a Karlštejn ou em Praga desfrutava de pão coberto com manteiga, com a grossura de um dedo humano.

Carlos IV também jejuou muitas vezes e, certa vez, isso salvou sua vida. Durante uma visita de Estado a Paris, um assassino envenenou o café da manhã dos nobres. Carlos IV escapou do ataque porque ele estava de jejum antes da missa. Graças a este fato, o Rei Carlos sentia-se protegido por um poder superior. Durante a Idade Média, o rei mandou construir um lago artificial perto de Karlštejn para ali poder criar peixes. Seu favorito era o lucio recheado de amêndoas que desfrutava nas festas religiosas.

Mais informações em: czechtourism.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Czech Tourism

Comentários