logo

Telefone: (11) 3024-9500

Fundação Florestal retoma visitação do Caminhos do Mar (SP) também aos fins de semana | Qual Viagem Logo

unnamed-2

Fundação Florestal retoma visitação do Caminhos do Mar (SP) também aos fins de semana

14 de agosto de 2020

A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, retoma, neste sábado (15), as visitações no Caminhos do Mar localizado no Parque Estadual Serra do Mar, em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista.

A Unidade de Conservação, que voltou a receber o público nos dias úteis desde 27 de julho, seguirá com restrições de portões e funcionará de terça-feira a domingo, das 7h às 16h. As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do site da Fundação Florestal. Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade dos parques.

Os visitantes contarão com duas opções de atividades: o roteiro turístico, que passa por monumentos históricos e finaliza o trajeto no Padrão do Lorena, totalizando 9 km de caminhada; e o roteiro esportivo, que desafia o percurso total de 18 km de ida e volta entre as portarias de São Bernardo do Campo e de Cubatão. O roteiro esportivo será realizado das 7h às 9h, com capacidade de 100 pessoas por dia. Já o roteiro turístico permite entradas de meia em meia hora, das 10h às 13h, e possui limitação de 50 pessoas por horário e 350 no dia inteiro.

Não será permitida a circulação de veículos automotores ou de ciclistas. O acesso à portaria de Cubatão permanece indisponível. Espaços fechados continuam com restrição. Será recomendada visita aos parques apenas para atividades físicas individuais.

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social mínimo de 1,5 metro. Há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos.

O Caminhos do Mar é conhecido por seu acervo histórico cultural composto por pedras irregulares retiradas dos leitos dos rios, onde se formou a primeira ligação pavimentada entre a capital e o litoral paulista. Os remanescentes da Calçada do Lorena se misturam a um precioso patrimônio ambiental de Mata Atlântica e da biodiversidade, contemplando a preservação de diversas espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.

A Fundação Florestal vai monitorar as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.

Mais informações em: guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-serra-do-mar-caminhos-do-mar

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários