logo

Telefone: (11) 3024-9500

Friuli Venezia Giulia é um misto de contrastes na Itália | Qual Viagem Logo

laghi di fusine-mountain lake in the Italian Alps

Friuli Venezia Giulia é um misto de contrastes na Itália

3 de março de 2020

Com vista para o Mar Adriático e cercada pelas Dolomitas, a paisagem de Friuli Venezia Giulia mescla o azul cristalino com o verde montanhoso. Situada no nordeste da Itália, a região faz fronteira com a Eslovênia e conta com variedade de cenários pitorescos. Unindo tudo isso ao rico patrimônio cultural a região se torna um destino incrível. Sua história complexa remonta à confluência de diferentes civilizações nesse território. Por esse motivo, Friuli Venezia Giulia parece um pequeno universo com tradições diferentes.

Uma das joias da região é a antiga Aquileia, uma das cidades mais importantes do Império Romano. Declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, é rica em vestígios históricos, além de ser um dos mais importantes exemplos da arte cristã primitiva. Até hoje, é possível ver as estruturas do fórum, as ruínas do porto fluvial e sua basílica.

Foto por RTEMagicC - Italia.it via Divulgação

Foto por RTEMagicC – Italia.it via Divulgação

As Dolomitas, outra adição à lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, são um monumento natural altamente valioso e oferecem cenários e cores extremamente encantadoras. Tanto no inverno quanto no verão, os trechos de águas são cristalinos, picos ficam cobertos de neve e os vales extremamente verdejantes.

Foto por RTEMagicC - Italia.it via Divulgação

Foto por RTEMagicC – Italia.it via Divulgação

Na região de Carso, que abrange os três países da fronteira nordeste, está Trieste. A pequena capital de Friuli Venezia Giulia esconde inúmeras belezas. Entre cafés antigos e edifícios neoclássicos ao longo do Grande Canal é possível descobrir monumentos que revelam a essência do lugar. Várias outras cidades e pequenas aldeias enriquecem a região com sua arte e tradições.

 Entre destinos imperdíveis se encontra Grado, peculiar pelo seu centro histórico em estilo veneziano; a pequena cidade de San Daniele, por seus belos afrescos e a Igreja de Santo Antônio; a cosmopolita Gorizia, com seu castelo medieval que relembra séculos de história e Udine, com seu antigo castelo e as preciosas obras de Giambattista Tiepolo.

Foto por RTEMagicC - Italia.it via Divulgação

Foto por RTEMagicC – Italia.it via Divulgação

O ambiente natural de Friuli Venezia Giulia também oferece milhares de oportunidades para aqueles que desejam curtir muito além de história e cultura. As montanhas da região são um lugar perfeito para quem gosta de esportes de inverno como esqui, snowboard, escalada, patinação no gelo e trekking. As luxuosas estâncias de esqui contam com quilômetros de pistas e instalações modernas.

Foto por RTEMagicC - Italia.it via Divulgação

Foto por RTEMagicC – Italia.it via Divulgação

Outro destino que não pode ficar de fora do roteiro são as “Thermae”. Das montanhas ao mar, você pode encontrar itinerários de bem-estar. Os spas da região são famosos desde o Império Austro-Húngaro, como o memorável Terme di Grado que conta com piscinas de água salgada, fontes termais e tratamentos de talassoterapia com a água do mar e areia da região.

Já na parte montanhosa, o destaque são os banhos termais de Arta, em Carnia. Os tratamentos oferecidos incluem desde terapia com água mineral da nascente de Pudia até terapia com lama, balneoterapia e tratamentos inalatórios como aerossóis, nebulização e insuflação.

Graças à proximidade com outras regiões, as tradições culinárias de Friuli Venezia Giulia são influenciadas pelas culturas eslava e veneziana. A cozinha conta com receitas simples e ingredientes genuínos: carne, laticínios, embutidos e legumes, usados para criar especialidades saborosas.

Foto via iStock por ermess

Foto via iStock por ermess

O produto típico mais importante da região é o presunto de San Daniele, conhecido e exportado mundialmente, seguido pelo queijo Montasio e presunto Sauris. A sobremesa regional mais famosa é chamada gubana, uma casca de massa recheada com frutas secas.

Os strudels e bolos de frutas da região também são deliciosos. Os saborosos pratos tradicionais são acompanhados por uma rica produção de vinhos tintos e brancos de alta qualidade, como Refosco, Terrano, Malvasia, Tocai e Rebula. Friuli Venezia Giulia também é conhecida por seus destilados, incluindo grappas tradicionais e com sabor.

Mais Informações: www.turismofvg.it/Tourist-Areas

Texto por Carolina Berlato com informações de Agência

Imagem Destacada via iStock por MikeMareen

Comentários