logo

Telefone: (11) 3024-9500

Fortes, praias e mangue preservado em Paulista (PE) | Qual Viagem Logo

6219747279_4e4c1dc9e1_o

Fortes, praias e mangue preservado em Paulista (PE)

20 de abril de 2017

A cidade de Paulista fica na Região Metropolitana do Recife, no litoral norte de Pernambuco, e possui uma extensa faixa litorânea com 14 km de praias de águas mornas e azuis. A pequena cidade tem vasta área de coqueirais e casarios rústicos, colônias de pescadores, hotéis, bares e restaurantes.

Bem próxima do Recife, conta com praias de águas calmas, por isso é eleita por muitos pernambucanos como o melhor local para moradia. Uma das atrações da cidade é o parque aquático que atrai centenas de visitantes para a cidade, sobretudo aos finais de semana. Nesses dias, as praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha são visitadas por centenas de pessoas que se reúnem em diversas palhoças e barzinhos instalados à beira-mar.

As praias de Paulista fazem parte do maior polo de lazer náutico do Nordeste. O Forte de Pau Amarelo, construído no século XVIII pelos portugueses, marca o local do primeiro desembarque dos holandeses no Brasil. O forte está aberto à visitação diariamente. No Rio Timbó o passeio de barco ou de catamarã é uma das atrações de lazer. É possível contemplar a beleza dos mangues e conhecer um pouco da história local.

As ruínas de um antigo terminal portuário e o encontro do rio com o mar também são destaque local. Em uma das suas margens fica a praia de Maria Farinha e, na outra, a de Nova Cruz, já no município de Igarassu. O passeio permite, ainda, a visualização de belas residências de veraneio e do cotidiano dos pescadores.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Rogério Monteiro / Turismo Pernambuco

Comentários